A figura 1 mostra um objeto de massa M preso à extremidade de uma mola de massa desprezível. A outra extremidade da mola está presa a uma barra horizontal. A figura 2 mostra o mesmo objeto sustentado por duas molas idênticas à da figura 1, ambas igualmente distendidas e também presas a uma barra horizontal.
Se na figura 1 a mola está distendida 8,0 cm, na figura 2 cada uma das molas tem distensão de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_54pkWoKfxIo/SQxZNSvrAtI/AAAAAAAAE_E/HBo1kb14vGU/s400/Imagem+004.jpg – 23/5/2010 – adaptado.
As mensagens escritas pelo telefone celular são escritas, geralmente, pela linguagem coloquial ( informal ou popular) e, às vezes, com inadequações gramaticais. Escreva a mensagem escrita, acima apresentada, de forma Culta (formal).
- Matemática | 01. Matemática Básica
teste f
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
“O comportamento efetivo, ativo do homem para consigo mesmo na condição de ser genérico, ou o acionamento de seu ser genérico como um ser genérico efetivo, na condição de ser humano, somente é possível porque ele efetivamente expõe todas as suas forças genéricas – o que é possível apenas mediante a ação conjunta dos homens, somente enquanto resultado da história –, comportando-se diante delas como frente a objetos.”
Marx, K. Manuscritos Econômico-filosóficos. Trad. bras. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004, p. 22 – Adaptado.
Considerando a citação acima, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Fotografia em preto e branco de músico da cultura lupa (norte de Angola) tocando uma kalimba ou lamelofone. INTERNATIONAL Library ofAfrican Music, Angola.
Disponível em: http://keywordsuggest.org. Acesso em: 18 ago. 2017.
TEXTO II
Manifestação carnavalesca registrada por Debret (1826): escravos vestidos como europeus, em cortejo musical, à época do Império. DEBRET, J.-B.
Disponível em: http://koyre.ehess.fr. Acesso em: 18 ago. 2017.
O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil. Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a
- História - Fundamental | 05.1. Pré-história: que história é essa?
Leia o texto, observe a imagem e responda a questão.
c.13000 a.C.
Os caçadores-coletores matam para viver
Os primeiros agrupamentos humanos surgiram há milhões de anos e não possuíam um sistema de escrita, por isso foi muito difícil para os historiadores reconstituir a vida deles. Depois de muitos estudos pode-se dizer que eles tinham que caçar para sobreviver. Dependendo de onde viviam, eles caçavam vários animais, como cavalos, bisões, renas, alces e mamutes, ao passo que as mulheres e as crianças colhiam frutas e castanhas, ovos de pássaros e lagartos e mel.
Ao final da última glaciação, cerca de 13000 a 10000 a.C., houve importantes avanços nas técnicas de caça. Atiradores de lanças, que aumentavam o alcance e a penetração da arma foram criados, arpões, confeccionados da galhada dos alces, se tornaram implementos eficazes na pesca, e, por volta de 10000 a.C., surgiram o arco e a flecha. Esses progressos aconteceram em várias partes do mundo: Sibéria, sul da África, Japão, Egito, Espanha e França, Pérsia, Alasca e Canadá.
A exploração excessiva de muitas espécies de mamíferos grandes, como os mamutes, foi a causa provável de sua extinção.
DENTON, Gillian, História do Mundo. Editora:Globo
(A) Como os homens caçavam o mamute?
(B) O que eles aproveitavam do mamute?