Explicaê

01

[1]    A Exposição Universal de Paris (1900) comprovava

o triunfo da ciência e a soberania da máquina. A luz venceu o

limite da noite e instaurou as 24 horas como o novo tempo da

[4] cidade. A arte se afastava do mundo burguês à procura de uma

nova clientela. Era preciso tornar-se autêntica, “autárquica”,

“pura”. A busca dessa pureza motivou os artistas do século XX

[7] a uma procura incessante, cujo resultado se comprova na

produção de obras que deram corpo a uma notável revolução

cultural.

P. E. Grinberg e A. A. da Luz. Revoluções artístico-culturais no século XX. In: F. C. T. da Silva (Org.). O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 305 (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

A ideia de uma arte autêntica e pura, como a mencionada no texto, já era defendida, no século VII, por Maomé, que estimulou a proliferação de quadros que retratassem Alá e os que o Islã identificava como santos e profetas.

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.