A soma das raízes distintas da equação x² - 5x + 6 = | x-3| é:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma barra condutora, MN, com 1,0 m de comprimento e resistência elétrica R, que se encontra completamente imersa na região de um campo magnético uniforme de intensidade 2,0T, perpendicular ao plano do papel e dirigido para dentro, suspensa por fios de ligação conectados a uma bateria de força eletromotriz ε e resistência interna r igual a 2,0Ω, conforme a figura. Sabe-se que o peso da barra é igual a 2,0N e que a bateria está lançando potência máxima no circuito.
Nessas condições, desprezando-se as resistências elétricas dos fios de ligação, a intensidade e o sentido da correte elétrica que percorre a barra de forma que os fios que a sustentam não sejam tracionados são, respectivamente, iguais a
- História | 2.2 Período Regencial
(ESPM) A revolta começou a partir de uma série de disputas entre grupos da elite local.
A instabilidade política provocou a falta de confiança nas autoridades. As rivalidades acabaram resultando em uma revolta popular. Ela se concentrou no sul do Maranhão, onde atuavam grupos armados chefiados pelo vaqueiro Raimundo Gomes Vieira Jutaí, o Cara Preta, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, artesão que fazia cestos, e o preto Cosme, ex-escravo que liderava três mil escravos fugidos.
(Hélio Viana. História do Brasil)
O texto apresentado no enunciado deve ser relacionado a uma revolta ocorrida no Brasil durante o Período Regencial (1831-1840). Assinale a alternativa que apresente essa revolta:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A origem do sobrenome
Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.
Imaginem só! Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas.
Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar próximo de um grande rochedo.
Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Uma pessoa que fosse muito rápida, ligeira, seu sobrenome tornava-se “Ligeiro”. De forma semelhante, outros sobrenomes foram dados por conta da profissão seguida por uma mesma família por exemplo: “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro).
Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, por exemplo temos, “Petersen” (filho de Peter). No caso do português, “Rodrigues” (filho de Rodrigo) ou “Fernandes” (filho de Fernando).
Hoje em dia, algumas pessoas montam sua árvore genealógica para conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo.
Adaptado de http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-sobrenome.htm
a) Todos nós temos nome e sobrenome. Explique a importância do sobrenome.
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- Física
A ilustração seguinte mostra o deslocamento dos remadores em um lago, sendo que os remos são considerados alavancas.
Um estudante, ao analisar essa situação, na margem do lago, afirmou que
I. a alavanca é do tipo interfixa.
II. o ponto fixo da alavanca encontra-se na água.
III. o braço da força resistente é menor que o da força potente.
IV. a força da água sobre o barco é menor que a exercida pelos remadores.
São corretas apenas as afirmativas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2011 1° FASE) Um gavião avista, abaixo dele, um melro e, para apanhá-lo, passa a voar verticalmente, conseguindo agarrá-lo. Imediatamente antes do instante em que o gavião, de massa MG = 300 g, agarra o melro, de massa MM = 100 g, as velocidades do gavião e do melro são, respectivamente, VG = 80 km/h na direção vertical, para baixo, e VM = 24 km/h na direção horizontal, para a direita, como ilustra a figura acima.
Imediatamente após a caça, o vetor velocidade u do gavião, que voa segurando o melro, forma um ângulo α com o plano horizontal tal que tg α é aproximadamente igual a