Um madeireiro tem a infeliz ideia de praticar tiro ao alvo disparando seu revólver contra um tronco de árvore caído no solo. Os projéteis alojam-se no tronco, que logo fica novamente imóvel sobre o solo.
Nessa situação, considerando um dos disparos, pode-se afirmar que a quantidade de movimento do sistema projétil-tronco
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir que representa uma cerimônia nazista.
Disponível em: <http://fottus.com/fotos-historicas/nazismo-100-imagens/>. Acesso em: 25 out. 2012.
Cite uma característica do regime nazista visualizada na imagem.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Temos uma sequência formada por 2015 números reais, onde o primeiro é o número 11. Se x é um número nesta sequência, o seguinte é dado por x-1/x+1 . Nessas condições, a soma dos dois últimos números da sequência é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
23. Texto base: Instruções: Leia o texto abaixo e, em seguida responda ao que se pede na questão. Vendo “nosso” mundo com outros olhos
É admirável a garra da vida, a imensa capacidade das plantas e animais de teimar em viver, mesmo nas condições mais hostis. Num pequenino torrão de terra entre duas telhas num telhado, ou numa estreita fresta num chão de concreto, você pode encontrar uma pequena planta que se instalou ali. Nossos companheiros mais visíveis
Outras vidas em paralelo com as nossas em muitas cidades brasileiras incluem a pequena cambacica ( Coereba flaveola), que vem beber nos vidros para beija-flores; os siriris ( Tyrannus melancholicus) pousados a espaços regulares nos fios, e pegando insetos no ar em acrobacias. Nem só de pequenos passarinhos vive a avifauna urbana. Numa reentrância da parede num andar alto de um Hospital no Rio, pesquisadores capturaram nada menos que um falcão peregrino ( Falco peregrinus). Uma espetacular ave de rapina, o animal mais veloz do mundo (até 300 km/h em mergulho. Foi solto, provavelmente para angústia dos pombos das redondezas À noite o movimento nas ruas muda, e não é só para nós. Em grandes figueiras que estejam frutificando, você pode assistir a um verdadeiro espetáculo noturno de morcegos. Grandes morcegos frugívoros, de meio metro de envergadura, fazem repetidas passagens na árvore, pegando frutos a cada vez. O chão fica coalhado de frutos Você já pensou no mundo de uma prosaica lagartixa de casa? Aquelas lagartixas que há na parede da sua casa são uma espécie exótica, Hemidactylus mabouia, que é um bicho africano que chegou aqui de navio durante a colonização portuguesa. As lagartixas vivem num fantástico mundo bidimensional e que não respeita gravidade. http://www.oeco.com.br/fernando-fernandez/23728-outros-olhos-sobre-as-cidades(com adaptações)
Enunciado:
Outras vidas em paralelo com as nossas, em muitas cidades brasileiras, incluem a pequena cambacica ( Coereba flaveola), que vem beber nos vidros para beija-flores; os siriris ( Tyrannus melancholicus) pousados a espaços regulares nos fios, e pegando insetos no ar em acrobacias.
Os siriris pegando insetos no ar em acrobacias, apresentam no fluxo de energia da pirâmide:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Reaprender a ler notícias
Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isto lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.
Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo, à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 set. 2015 (adaptado).
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Adriano queria renovar a frente da sua casa e contratou um profissional para fazer um novo conjunto de porta e janela. Ao tirar as medidas, Adriano notou que a medida da altura da janela correspondia exatamente à metade da medida da altura da porta.
Adriano pode dizer ao profissional que constatou que