(IFSC) Dois técnicos em edificações trabalham em duas construtoras diferentes.
Pedro trabalha somente na Construtora A e recebe o valor de x reais por hora de trabalho, sendo que o valor de x é encontrado a partir da solução da seguinte equação:
Carlos trabalha somente na Construtora B e recebe o valor de y reais por hora de trabalho, sendo que o valor de y é encontrado a partir da solução da seguinte equação:
Nessas condições, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia | 3. Física
Para responder à questão, leia o texto extraído da primeira parte, intitulada “A terra”, da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. A obra resultou da cobertura jornalística da Guerra de Canudos, realizada por Euclides da Cunha para o jornal O Estado de S.Paulo de agosto a outubro de 1897, e foi publicada apenas em 1902.
Percorrendo certa vez, nos fins de setembro [de 1897], as cercanias de Canudos, fugindo à monotonia de um canhoneio1 frouxo de tiros espaçados e soturnos, encontramos, no descer de uma encosta, anfiteatro irregular, onde as colinas se dispunham circulando um vale único. Pequenos arbustos, icozeiros2 virentes viçando em tufos intermeados de palmatórias3 de flores rutilantes, davam ao lugar a aparência exata de algum velho jardim em abandono. Ao lado uma árvore única, uma quixabeira alta, sobranceando a vegetação franzina.
O sol poente desatava, longa, a sua sombra pelo chão e protegido por ela — braços largamente abertos, face volvida para os céus — um soldado descansava.
Descansava... havia três meses.
Morrera no assalto de 18 de julho [de 1897]. A coronha da Mannlicher4 estrondada, o cinturão e o boné jogados a uma banda, e a farda em tiras, diziam que sucumbira em luta corpo a corpo com adversário possante. Caíra, certo, derreando-se à violenta pancada que lhe sulcara a fronte, manchada de uma escara preta. E ao enterrarem-se, dias depois, os mortos, não fora percebido. Não compartira, por isto, a vala comum de menos de um côvado de fundo em que eram jogados, formando pela última vez juntos, os companheiros abatidos na batalha. O destino que o removera do lar desprotegido fizera-lhe afinal uma concessão: livrara-o da promiscuidade lúgubre de um fosso repugnante; e deixara-o ali há três meses – braços largamente abertos, rosto voltado para os céus, para os sóis ardentes, para os luares claros, para as estrelas fulgurantes...
E estava intacto. Murchara apenas. Mumificara conservando os traços fisionômicos, de modo a incutir a ilusão exata de um lutador cansado, retemperando-se em tranquilo sono, à sombra daquela árvore benfazeja. Nem um verme — o mais vulgar dos trágicos analistas da matéria — lhe maculara os tecidos. Volvia ao turbilhão da vida sem decomposição repugnante, numa exaustão imperceptível. Era um aparelho revelando de modo absoluto, mas sugestivo, a secura extrema dos ares.
(Os sertões, 2016.)
1 canhoneio: descarga de canhões.
2 icozeiro: arbusto de folhas coriáceas, flores de tom verde-pálido e frutos bacáceos.
3 palmatória: planta da família das cactáceas, de flores amarelo-esverdeadas, com a parte inferior vermelha, ou róseas, e bagas vermelhas.
4 Mannlicher: rifle projetado por Ferdinand Ritter von Mannlicher.
A paisagem retratada no texto mostra-se compatível com o clima que registra
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2015 1ª APLICAÇÃO) Rede social pode prever desempenho profissional, diz pesquisa
Pense duas vezes antes de postar qualquer item em seu perfil nas redes sociais. O conselho, repetido à exaustão por consultores de carreira por aí, acaba de ganhar um status, digamos, mais científico. De acordo com resultados da pesquisa, uma rápida análise do perfil nas redes sociais pode prever o desempenho profissional do candidato a uma oportunidade de emprego. Para chegar a essa conclusão, uma equipe de pesquisadores da Northern Illinois University, University of Evansville e Auburn University pediu a um professor universitário e dois alunos para analisarem perfis de um grupo de universitários.
Após checar fotos, postagens, número de amigos e interesses por 10 minutos, o trio considerou itens como consciência, afabilidade, extroversão, estabilidade emocional e receptividade. Seis meses depois, as impressões do grupo foram comparadas com a análise de desempenho feita pelos chefes dos jovens que tiveram seus perfis analisados. Os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre as características descritas a partir dos dados da rede e o comportamento dos universitários no ambiente de trabalho.
Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
As redes sociais são espaços de comunicação e interaçãoon-line que possibilitam o conhecimento de aspectos da privacidade de seus usuários. Segundo o texto, no mundo do trabalho, esse conhecimento permite:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Pedro e Antônio brincavam de Bolinha de Gude. No finaldo jogo, eles contaram com quantas bolinhas cada um ficou e Antônio disse: “Temos, no total, 23 bolinhas, sendo 11 suas. Agora ficou fácil, não é Pedro?”.
Disponível em: <http://www.efecade.com.br/bolinha-de-gude/>. Acesso em: 11 out. 2013.
A quantidade de bolinhas que Antônio possui é:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe a imagem. Na aquarela do século XVIII, a praça principal de Vila Rica, com o Palácio do Governo e as milícias. No centro, o pelourinho, que simbolizava a justiça exercida pelo poder municipal. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/e-dia-de-minas> Acesso em: 15 abr. 2015.
Enunciado:
Quando um povoado era elevado à condição de vila, como era o caso de Vila Rica, a Coroa Portuguesa determinava a criação de uma Câmara Municipal. Explique as funções da Câmara Municipal.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O gráfico mostra o crescimento na população do número de baleias desde 1987, ano em que foi promulgada a Lei de Proibição da Caça às Baleias e Golfinhos.
Veja, n. 2292, 24 out. 2012.
Considerando o gráfico linear a partir de 2008, em 2020 a população de baleias será de