Hubo un tiempo no tan lejano en el que pocas mujeres llegaban a la Universidad. Los hombres fueron mayoría hasta hace 25 años. A partir de 1986 eso cambió. Las mujeres adelantaron a los hombres y pasaron a ser el 50,1%. Desde entonces su presencia en las aulas no ha parado de crecer y hoy rozan el 55%, según cifras del Ministerio de Educación. Pero el adelanto femenino en las aulas no se corresponde con su presencia en el mercado laboral y, menos aún, en puestos directivos. Acabados los estudios existen discriminaciones, limitaciones y barreras para ellas.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Learn to code, it’s more important than English as a second language
Apple CEO Tim Cook says coding is the best foreign language that a student in any country can learn. The tech executive made the remarks to French outlet Konbini while in the country for a meeting with French President Emmanuel Macron. The tech leader gave some brief thoughts on education:
“If I were a French student and I were 10 years old, I think it would be more important for me to learn coding than English. I’m not telling people not to learn English in some form – but I think you understand what I am saying is that this is a language that you can use to express yourself to 7 billion people in the world. I think that coding should be required in every public school in the world.”
Of course, it’s in Cook’s best interest to have the world learning how to code. He runs a tech company that depends on access to a constantly growing pipeline of talent. But it could be in your interest too: studying coding could increase your chances of pulling in a big salary. A computer-science education, at least in countries like the US, is one of the most viable and lucrative career paths open to young people today.
But, Cook says, the benefits go beyond that. “It’s the language that everyone needs, and not just for the computer scientists. It’s for all of us”. He added that programming encourages students of all disciplines to be inventive and experimental: “Creativity is the goal. Coding is just to allow that. Creativity is in the front seat; technology is in the backseat. With the combination of both of these you can do such powerful things now.”
Adapted from https://www.cnbc.com/2017/10/12/apple-ceo-tim-cook-learning-to-code-is-so-important.html
According to the text, choose the correct statement.
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAL
- Papel ofício branco
- Papel cartão preto
- Lápis HB
- Cola
- Régua
- Giz de cera
PROCEDIMENTOS
- O professor já conversou com as crianças sobre os vários tipos de linhas que existem: linhas
verticais parecem altas e fortes; linhas horizontais em uma obra de arte parecem plácidas ou
calmas; enquanto linhas onduladas e diagonais mostram movimento.
- O professor vai pedir as crianças para colorir todo o espaço da folha branca usando
muitas cores. Preencher todo o espaço.
- Depois da folha toda colorida, pedir para medir, com a régua espaços de 1 em 1 cm até
completar a folha toda. Numerar . Pedir as crianças para recortar cada linha , trabalhando
suas habilidades motoras e visuais.
-Depois que todas as linhas foram cortadas, o professor vai instruir as crianças para começar a
colar as tiras, na folha preta, formando uma linda composição.
- As tiras vão ser coladas em duas filas: em uma fila as crianças tem as faixas de 1 a 12 e a
segunda fila de 13 a 24. Pedir as crianças para começar com o número 12.
- Pedir as crianças para colar o número 12 como uma linha horizontal no papel. Depois voltar
para trás, usando o número 11 ao lado do número 1.
- Cada faixa que estava colada tinha que ter um lado sobreposto e o outro lado um espaço
entre os dedos.
- Um lado sempre se sobrepõe e o outro sempre tem em espaço de largura de um dedo para
mostrar o fundo do papel preto .
- Depois de todos os trabalhos prontos, mostrar para as crianças como as linhas retas podem
se curvar e se mover alterando lentamente a colocação delas no papel preto.
- Para as crianças, esta atividade é um desafio de medição mas os projetos finais são únicos e
belos.
Fonte http://amazingartadventures.blogspot.com/2012/10/moving-lines-3rd-grade.html
O MUNDO DAS FORMAS
- Língua Portuguesa
Por uma globalização mais humana
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. 5O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. 10O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.
Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.
Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.
Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, 6e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.
A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
2Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a competitividade.
Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e 11o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o acontece em todos os demais.
9Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.
Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. 4E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.
1A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.
O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. 3Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.
Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.
8Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão de obra. 7É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.Milton Santos – Folha Online – 8/6/2009.
"Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo (...)" (ref. 8)
A oração sublinhada acima está corretamente interpretada em:
- Matemática - Fundamental | 15. O Nosso Dinheiro
Leia a manchete a seguir Justiça determina redução do pedágio na BR-040 de R$ 9 para R$ 8
Diego trabalha em casa. O escritório para o qual ele trabalha fica em outro município. Por isso , ele viaja três vezes por semana e passa pelo pedágio mencionado na manchete, na ida e na volta.
- A) Quanto Diogo pagava semanalmente de pedágio antes da redução do preço?
- B) E depois da redução do preço?
- C) De quanto será a economia semanal com a redução?
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(PUCMG) A anemia é uma doença que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, mesmo em países desenvolvidos, trazendo fadigas e diminuição do desempenho físico e cognitivo. O esquema a seguir destaca alguns fatores envolvidos direta ou indiretamente na eritropoiese.
No esquema, E.P.O (eritropoietina) é um hormônio produzido e liberado em resposta a baixos teores de oxigênio no sangue que passa pelos rins.
De acordo com o esquema e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.