Considerando a obra de Aleijadinho, reproduzida na imagem precedente, o texto apresentado e os vários aspectos que ele suscita, julgue o item.
Esteatito, ou pedra-sabão, é o nome dado a uma rocha metamórfica, compacta, usualmente formada por diversos minerais geológicos, entre os quais se destacam o talco (Mg3Si4O10(OH)2) e a dolomita (CaMg(CO3)2). Durante o metamorfismo do esteatito, elementos podem ser incorporados aos minerais recristalizados, na maioria das vezes na forma de substituições. Pelos seus raios iônicos, valência e distribuição de carga, alumínio pode ser encontrado em substituição ao silício e ao magnésio no talco, enquanto ferro e manganês substituem o magnésio em dolomitas.
Devido a sua alta condutividade térmica e baixa dureza, os produtos confeccionados com esteatito vão desde utensílios como “panelas de pedra” até obras de arte para o comércio local e para a exportação. O nome pedra-sabão foi conferido à rocha pelos artistas da época, entre os quais, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que a utilizou para esculpir os púlpitos da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
K. D. Quintaes. Cerâmica 52. 2006, p. 298-306 (com adaptações).
A concentração de atividade mineradora, principalmente no quadrilátero ferrífero em Minas Gerais, apresenta uma contradição: se, por um lado, as empresas mineradoras geram empregos e impostos para os municípios mineiros, por outro, representam diversos riscos de desastres ambientais e sociais decorrentes da produção de rejeitos poluidores, como ocorreu em Mariana e Brumadinho.