(IFSP) Em uma sala de aula com 40 alunos, o dobro do número de meninas excede o triplo do número de meninos em 5 unidades. Sendo assim, nessa sala, o número de meninas supera o número de meninos em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A ARMA DA PROPAGANDA
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massada população que vivia um dia a dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar gradualmente o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964. As facilidades de crédito pessoal permitiram a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se transformou em porta voz, a TV Globo expandiu se até se tornar rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país. A promoção do “Brasil grande potência” foi realizada a partir da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), criada no governo Costa e Silva, mas que não chegou a ter importância nesse governo. Foi a época do “Ninguém segura este país”, da marchinha Prá Frente, Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) A frase que expressa uma ideia contida no texto é:
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia o texto.
No final dos anos 1960, os países africanos tornaram-se independentes, mas para se ter independência não basta um território e uma bandeira. A questão racial e a relação com os países colonizadores não terminou aí. As ligações políticas e culturais continuam a ser assimétricas porque foram construídas dessa forma. Não é em dez ou 20 anos que se reconstrói uma relação. Reconquistar a liberdade e a autonomia leva tempo. É preciso desarticular estas ligações, negociar uma relação mais justa e horizontal. A descolonização está na forma como se organiza a sociedade para que se possa decidir o futuro e atingir objetivos.
Disponível em: <https://sol.sapo.pt/artigo/559091/felwine-sarr-nao-e-possivel-reescrever-
a-historia-mas-africa-pode-reinventar-se->. Acesso em: 11 jun. 2017.
Segundo o autor do texto, o processo de descolonização da África ainda não ocorreu completamente, pois
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907.
Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.
A obra Les desmoiselles d'Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
“Pré-sal é uma das maiores descobertas dos últimos anos. São mais de 8 bilhões de barris de petróleo numa faixa de cerca de 800 km de extensão”.
(www.petrobras.com.br)
A extração e a queima desse combustível fóssil agrava um dos principais problemas ambientais do século que é o(a):
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
a) Como são classificados os objetos encontrados os objetos encontrados por Carlos?
____________________________________________________________________________________
b) Qual a importância histórica destes objetos para a sociedade?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________