Os quase vinte anos que separam o fim da Primeira Guerra Mundial (novembro de 1918) e o começo da Segunda Guerra Mundial (1939) foram marcados pelo descrédito dos sistemas liberais representativos e pelo crescimento avassalador de alternativas autoritárias. O fascismo italiano, em 1922, e o nazismo alemão, em 1933, são apenas os casos mais emblemáticos. Para piorar, em 1929, os Estados Unidos da América (EUA) e o sistema capitalista se viram diante de uma das maiores crises econômicas da história. Os movimentos fascistas se espalharam então, prometendo o fim do desemprego e repudiando a ideia do igualitarismo, o comunismo e a democracia. Seus efeitos foram devastadores.]
Bruno Garcia. O outono da democracia. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 8, n.º 88, jan./2013, p. 24-5 (com adaptações).
Com relação às informações do texto precedente e a aspectos diversos por elas suscitados, julgue o item a seguir.
A crise de 1929 foi ocasionada, principalmente, pelos gastos do governo norte-americano com a corrida armamentista e a disputa pelo domínio global com a União Soviética, que saiu como a maior vencedora da Primeira Guerra Mundial.