Beatriz e Pedro são pais de Renata e Felipe. Todos eles apresentam visão normal com relação
ao daltonismo ligado ao sexo. Sabe-se, porém, que o pai de Beatriz é daltônico.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a probabilidade:
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Com seu manto real em verde e amarelo, as cores da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam também os tons da natureza do “Novo Mundo”, cravejado de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente, com o cabeção de penas de papo de tucano em volta do pescoço, D. Pedro II foi coroado imperador do Brasil. O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos de café e tabaco, coroado como um César em meio a coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em sinônimo da nacionalidade.
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias. A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de tal estratégia era
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete the conversation appropriately.
A – What’s your name?
B – My ________________.
A - __________________ spell that?
B – It’s _________________.
A – How old___________?
B – I’m __________years old.
A – Nice to _______________.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
A adolescência está mais complexa
Estou sempre em contato com pais, avós e educadores formais e recebo deles, pessoalmente ou pela internet, muitas questões, dúvidas e angústias que eles vivem em relação aos filhos, netos e alunos. Nos últimos dias, o tema que predominou foram os adolescentes. Vamos, então, refletir sobre essa fase do desenvolvimento. Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade – as alterações físicas dessa etapa – antecedia a adolescência e a precipitava. E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes. Outra questão importante foi a mudança na busca da privacidade do adolescente. Quem não se lembra dos melhores amigos dessa época da vida, ou dos diários, escritos – e escondidos – com dedicação? Pois esses foram recursos que os adolescentes já usaram para construir sua privacidade em relação à família. Hoje, a situação ficou complexa: com a internet, os diários – com fotos e tudo o mais – passaram a ser expostos publicamente, não mais compartilhados apenas com a(o) melhor amiga(o) ou escondidos. E os pais? Ah! Eles fazem de tudo para que os filhos contem a eles todos os detalhes da sua vida. [...] Eles ultrapassam todos os limites possíveis? Vamos repactuar a relação com eles, verificar como demos oportunidade para que tenham feito o que fizeram. Sempre há essa possibilidade! Mas vamos, principalmente, entender essa crise como um pedido de socorro, que eles têm tanta dificuldade em simbolizar. Essa é a companhia que eles precisam, e que podemos oferecer! SAYÃO, Rosely. Folha de S. Paulo, 14 jun. 2016. (Fragmento)
Esse texto se classifica como artigo de opinião porque defende o posicionamento crítico do autor a respeito de um tema. A passagem que apresenta um ponto de vista explícito é:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(PUCRJ) A partir dos valores de potencial padrão de redução apresentados abaixo, o potencial padrão do sistema formado por um anodo de Zn/Zn2+ e um catodo de Ag/AgCl seria:
Zn2+(aq) + 2e -> Zn(s) E0 = -0,76 V versus eletrodo padrão de hidrogênio
AgCl(s) + e -> Ag(s) + Cl-(aq) E0 = + 0,20 V versus eletrodo padrão de hidrogênio
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Identifique a propriedade diferenciadora do quadrado em relação aos demais quadriláteros.