A cera de abelha, que era descartada após a coleta do mel, foi transformada em uma película protetora para conservação de frutas por estudantes do interior do Rio Grande do Norte. A ideia surgiu quando um dos estudantes leu sobre os egípcios, que utilizavam cera de abelha para conservar os corpos dos faraós durante o processo de mumificação.
(Juliana Bardi et al. Ciências naturais: biologia, 2014. Adaptado.)
A cera que conserva o material biológico, preservando-o da decomposição, pertence ao grupo
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem abaixo, que traz fotos de pessoas que habitam o continente africano.
Considerando o que você observou e estudou sobre a África, a legenda que melhor representa a imagem é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
“Em 1989, um vendaval varreu a Europa Oriental. Em poucos meses, um após outro, os regimes do partido único do Leste Europeu entraram em acelerada decomposição. (…) Em novembro, o Muro de Berlim caiu. (…). O fim da Guerra Fria embaralha todas as cartas do jogo geopolítico mundial. (…). Em 1991, quando ainda ecoavam as imensas manifestações populares que destruíram o bloco soviético na Europa Oriental, a tentativa de golpe dos setores comunistas ortodoxos precipitou o rompimento da unidade interna, já abalada pelos movimentos nacionalistas nas repúblicas. (…) Ironicamente, o fracasso do golpe acelerou a desintegração do Estado soviético.”
MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo, São Paulo, Moderna, 1996.
Considere as afirmativas sobre o contexto do final da Guerra Fria:
I- Através da Glasnost, política de abertura democrática, Gorbachev pretendia levar a URSS à liberdade econômica – a Perestroika.
II- As reformas feitas por Gorbachev, consideradas muito avançadas, fugiram do seu controle e possibilitaram a manifestação dos anseios separatistas de várias repúblicas da URSS.
III- Os países do Leste Europeu não sofreram os efeitos das reformas feitas por Gorbachev, conseguindo vencer os movimentos pela redemocratização e a desagregação do bloco socialista.
É CORRETO o que se afirma em:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Prima Julieta
Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade. Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca é ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.
MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo-se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece-se uma sequência textual
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/
- Matemática | 15.1 PontoFoi utilizado o plano cartesiano para a representação de um pavimento de lojas. A loja A está localizada no ponto A(1;2). No ponto médio entre a loja A e a loja B está o sanitário S, localizado no ponto S(5;10).Determine as coordenadas do ponto de localização da loja B.