Considere as seguintes afirmações sobre níveis tróficos.
I. Os herbívoros alimentam-se de organismos que se encontram em vários níveis tróficos.
II. Os detritívoros, por se alimentarem de restos de outros organismos, não fazem parte das cadeias alimentares.
III. A principal fonte de energia dos organismos produtores é a energia solar.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Atente aos seguintes excertos: “Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social(...)”
“O relatório Brundtland (1987) abriu um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável (...)”
“No Brasil, Machado (2005) defende que o DS é um discurso, conforme a proposição de Foucault; enquanto Nobre & Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político-normativo, noção que já estava presente no Relatório Brundtland. Veiga (2010), no entanto, fará uma defesa interessante – de que se trata antes de tudo de um novo valor. Na sua assimilação pela sociedade, encontra-se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento, levando-o da jaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano, enquanto ampliação das oportunidades (...)”
Os trechos acima estão contidos na íntegra no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento, Estudos avançados, 2012. O referido artigo articula veementemente o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente as três dimensões do desenvolvimento sustentável.
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Para decorar certo cômodo de sua casa, uma pessoa colocará um grafite em uma das paredes. Ela deseja que o grafite seja delimitado por uma forma geométrica de modo que a área ilustrada seja a maior possível. O artista responsável pelo trabalho apresenta a ela 5 opções de formas com suas respectivas dimensões:
Forma 1: Quadrado de lado medindo 3,5 m;
Forma 2: Círculo com diâmetro medindo 3,0 m;
Forma 3: Retângulo com dimensões 4,0 m × 2,5 m;
Forma 4: Triângulo com base medindo 5,0 m e altura medindo 3,0 m;
Forma 5: Trapézio com bases medindo 5,0 m e 3,0 m e altura medindo 3,0 m.
Considere 3 como aproximação para π . Que opção deve ser escolhida para que essa pessoa consiga a maior área possível em sua parede ilustrada?
- Matemática | 10. Estatística
Uma aluna registrou as notas de matemática obtidas nos 3 primeiros bimestres do ano letivo e seus respectivos pesos no quadro a seguir.
Ela ainda não sabe qual será sua nota de matemática no quarto bimestre, mas sabe que o peso dessa nota na média final é 4. As notas variam de zero a dez, sendo permitida apenas uma casa na parte decimal (caso contrário a nota será arredondada, usando como critério “se o algarismo da segunda casa decimal é maior ou igual a 5, então o algarismo na primeira casa decimal será acrescido de uma unidade”). A média final mínima para aprovação na escola dessa aluna é 7. Se ela obtiver média final inferior a 7, precisará realizar uma outra prova que substitua a menor das notas bimestrais, de modo a alcançar a média 7 (mantidos os mesmos pesos anteriores).
Se essa aluna precisar realizar uma prova para substituir a nota que obteve no primeiro bimestre, e tal nota precisar ser igual a 4,8, é porque a nota que ela obteve no quarto bimestre foi:
- História | A. Grécia
Considere o texto abaixo.
“Do ponto de vista territorial, uma pólis se divide em duas partes: a acrópole [...] e a ágora [...]. No entanto, se perguntássemos a um grego da época clássica o que era a pólis, provavelmente esta não seria sua definição: para ele a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. [...] Se no caso da pólis o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, pode participar da vida política.”
(ROLNIK, Raquel. O que é cidade. In: PETTA, Nicolina L. e OJEDA, A. B. História, uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, s\d, p. 17)
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que na Grécia Antiga:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. A primeira aplicação da Astronomia à vida dos homens, lá nos primórdios da civilização, foi à medida do tempo, a organização sistemática da sucessão interminável dos dias: o calendário. O calendário se foi formando com diferentes características nas diversas civilizações, e, conforme as necessidades de cada uma delas, foi sofrendo as transformações necessárias para mantê-lo de acordo com o que era exigido pelos astros, tornando-o cada vez mais perfeito, mais suscetível. Disponível em: <http://www.calendario.cnt.br/Portal/portal.htm>. Acesso em: 15 out. 2014. (fragmento)
Enunciado:
Hoje em dia os historiadores utilizam o calendário cristão para situar os fatos no tempo. Dividiram a história em grandes períodos, entretanto essas divisões são contestadas atualmente porque as