Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UESC) Considere dois satélites, A e B, que se encontram em órbitas circulares de raios R e 6R, respectivamente, em torno de um planeta de massa M. Sendo G a constante de gravitação universal, a razão entre os períodos de TB e TA , dos satélites é igual a
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Em um ano, uma prefeitura apresentou o relatório de gastos públicos realizados pelo município. O documento mostra que foram gastos 72 mil reais no mês de janeiro (mês 1), que o maior gasto mensal ocorreu no mês de agosto (mês 8) e que a prefeitura gastou 105 mil reais no mês de dezembro (mês 12). A curva que modela esses gastos é a parábola y = T(x), com x sendo o número correspondente ao mês e T(x), em milhar de real.
A expressão da função cujo gráfico é o da parábola descrita é
- Arte | 6.4 Tendências ContemporâneasTEXTO I
BANKSY. Disponível em: www.banksy.co.uk. Acesso em: 4 ago. 2012.
TEXTO II
Só Deus pode me julgar
Soldado da guerra a favor da justiça
Igualdade por aqui é coisa fictícia
Você ri da minha roupa, ri do meu cabelo
Mas tenta me imitar se olhando no espelho
Preconceito sem conceito que apodrece a nação
Filhos do descaso mesmo pós-abolição
MV BILL. Declaração de guerra. Manaus:BGM, 2002 (fragmento).
O trecho do rap e o grafite evidenciam o papel social das manifestações artísticas e provocam a
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, coloca-se uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.
O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto 1
A exploração do trabalho infantil se intensificou no século XIX, com o avanço da Revolução Industrial para vários países do mundo. Preocupados em pagar salários cada vez mais baixos, os donos das fábricas na Inglaterra empregavam muitas crianças, grande parte delas recrutadas nos orfanatos ingleses. A exploração do trabalho dos operários tornou-se uma fonte de enormes lucros para os capitalistas. Em todo mundo, várias organizações oficiais e não oficiais dedicam-se a combater a exploração infantil.
Texto 2
O trabalho infantil é proibido no Brasil. Ainda assim, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes menores de 14 anos, em pleno século XXI, em vez de participar de atividades de socialização, de brincadeiras e de ter tempo para os estudos, passam o dia trabalhando para garantir seu sustento ou de sua família. Trabalham na agricultura, nas carvoarias, fábricas de calçados, oficinas mecânicas, no tráfico de drogas, pedindo dinheiro em semáforos e nas esquinas, o que traz sérias consequências para o seu desenvolvimento físico e psicológico.
LAZINSKI, Patrícia; PAULICS, Verônica. UNICEF/Instituto Polis, Boletim dicas, n. 134, 2008.
Relacionando as informações dos dois textos, pode-se concluir que