Os indígenas macuxi radicados em Roraima contam que o kanaimé pode transformar-se em diferentes animais e ser um predador mortal. A série A Guerra dos Kanaimés 1 (2020), do artista macuxi Jaider Esbell, evoca a ideia de espíritos que provocam a morte de quem os encontra e projeta essa ideia sobre os conflitos contemporâneos vividos pelo seu povo, confrontado por ofensivas que visam explorar predatoriamente as suas terras.
Internet: 34.bienal.org.br/artistas/ (com adaptações).
Em suas obras da série A Guerra dos Kanaimés 1, Jaider Esbell critica as ações predatórias ao meio ambiente praticadas na região Norte do Brasil.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
25 de dezembro... O João entrou dizendo que estava com dor de barriga. Percebi que foi por ele ter comido melancia deturpada. Hoje jogaram um caminhão de melancia perto do rio.
Não sei porque é que estes comerciantes inconscientes vem jogar seus produtos deteriorados aqui perto da favela, para as crianças ver e comer.
... Na minha opinião os atacadistas de São Paulo estão se divertindo com o povo igual os Cesar quando torturava os cristãos. Só que o Cesar da atualidade supera o Cesar do passado. Os outros era perseguido pela fé. E nós, pela fome!
Naquela época, os que não queriam morrer deixavam de amar a Cristo.
Mas nós não podemos deixar de comer.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2018, p. 146.
Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, foi publicado pela primeira vez em livro em 1960, com registro em linguagem coloquial, exatamente como foi escrito. A variedade da língua empregada nos registros contribui para
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia o texto a seguir.
Alterações climáticas
Na Europa, as temperaturas médias anuais da atmosfera aumentaram 0,3-0,6°C desde 1900. Os modelos climáticos predizem aumentos de cerca de 2°C, relativamente aos níveis de 1990, até ao ano 2100, sendo os aumentos mais acentuados no Norte da Europa do que no Sul. Entre as consequências potenciais desta tendência contam-se a subida do nível do mar, tempestades mais frequentes e intensas, inundações e secas, alterações na biota e na produtividade alimentar.
Disponível em: < http://www.eea.europa.eu/pt/publications/92-9167-087-1/page014.html >. Acesso em: 10 dez. 2016
Os graves problemas ambientais na Europa são decorrentes
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
⎯ E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
⎯ Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
⎯ E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
⎯ Macabéa.
⎯ Maca ⎯ o quê?
⎯ Bea, foi ela obrigada a completar.
⎯ Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
⎯ Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo ⎯ parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor ⎯ pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
⎯ Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
⎯ Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
Clarice Lispector, A hora da estrela.
(FUVEST 2006 1ª FASE) No trecho “Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva”, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por: “Sem que nem ao menos se
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Roteiro para peça de Teatro: A Missão de Alice [...] A cena passa-se na casa da menina Alice. Sala pequena com mesa e cadeiras no lado direito, uma porta; tapete estante com livros e outros objetos caseiros no lado esquerdo. - Cena I - Alice ( Entra cantando, com seu material escolar. Senta no tapete da sala, pega a mochila, abre o caderno e procura a tarefa de casa para fazer.) – Mãe, tenho que fazer um trabalho para a escola, Você me ajuda? (Uma voz feminina responde ) – Claro minha filha, o que é? Alice - É uma pesquisa sobre o Meio Ambiente. Devo procurar informações e notícias sobre desmatamento, poluição... Não sei por onde começar... (A mesma voz feminina) Filhinha, no jornal da cidade tem uma coluna semanal sobre o Meio Ambiente, procure lá. Olha Alice, vai procurando o que você precisa, pois agora a Mamãe tem que trabalhar, mas quando eu voltar, eu te ajudo com o que você tiver encontrado, está bem? Alice ( Sai de cena e volta com muitos jornais e vai folheando-os até que adormece). [...] Disponível em:<http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=227>. Acesso em: 24 mai. 2016. (Fragmento)
No texto teatral, os trechos entre parênteses, após os nomes das personagens, são chamados de rubricas. Nas cenas de Alice, elas indicam
- Matemática | 09. Probabilidade
Um dado convencional e uma moeda, ambos não viciados, serão lançados simultaneamente. Uma das faces da moeda está marcada com o número 3, e a outra com o número 6. A probabilidade de que a média aritmética entre o número obtido da face do dado e o da face da moeda esteja entre 2 e 4 é igual a