A despeito da historiografia tradicional sobre a Revolução Industrial negligenciar as dimensões do fracasso das primeiras experiências fabris, ainda assim podemos afirmar que a resistência do trabalhador ante os avanços do sistema de fábrica foi decisiva durante esse período. Afinal, nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores de máquina demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
(Edgar Salvadori de Decca. O nascimento das fábricas, 1987. Adaptado.)
Entre as motivações do movimento operário citado no texto, encontrava-se
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Cultura do lixo
Ruy Castro
RIO DE JANEIRO – A greve dos garis cariocas — ou de uma facção deles, com indisfarçável inspiração política — serviu para nos alertar sobre o lixo. Só na Zona Sul, o volume de embalagens, latas, garrafas e plásticos que se deixou de recolher em quatro ou cinco dias daria uma montanha da altura do Pão de Açúcar. O progresso é porco.
Os peritos estabeleceram que é a quantidade de lixo produzido que separa os ricos dos pobres. Os ricos, leia-se o hemisfério norte, geram em média 2 kg de lixo/dia — os EUA, 3 kg. Nós, os pobres, que comemos e consumimos menos, não passamos de 1 kg. O que não é motivo de alívio ou regozijo porque nem assim sabemos o que fazer com ele — metade do lixo produzido no Brasil vai para depósitos inadequados, e 800 mil brasileiros vivem do que recolhem naquela nojeira.
No que ainda nem fomos, os ricos já estão de volta. Os EUA, por exemplo, vendem o seu excesso de lixo para a China. E, enquanto o mundo se preocupa com o lixo industrial, eletrônico e radioativo, de difícil assimilação, ainda não nos entendemos nem com o lixo orgânico — imagine o resto. Para onde irão os nossos 270 milhões de celulares quando morrerem? Eles não se decompõem na natureza.
Um clássico do teatro americano, a comédia “Nascida Ontem”, de Garson Kanin, tem como protagonista um brutamontes chamado Eddie Brock, o rei do lixo na América. Sua fortuna, medida em toneladas, é de tal ordem que lhe permite ter no bolso até um senador. O que ele faz com o lixo não é mostrado, mas dá para entender que, já então — a peça é de 1946 —, o lixo podia ser um grande negócio. E, hoje, é muito mais.
Obrigado aos grevistas por me fazer pensar. Mas seria justo que fossem multados pelo lixo que deixaram na rua. Se uma guimba de cigarro no chão vale R$ 157 no Lixo Zero, quanto eles não estarão devendo?
Folha de S.Paulo. Opinião A2, 7 mar. 2014.
Nota:
Lixo Zero: Programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que pune com multas o descarte irregular de lixo.
Ruy Castro escreveu esse texto com a finalidade de
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Segundo Simões (1999), uma planta é considerada medicinal quando possui metabólitos com propriedades químicas associadas a algum tipo de ação farmacológica. Assim, as substâncias ativas presentes nas plantas medicinais, que são produtos do seu metabolismo, são:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar de família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano.
A simples vontade de checar mensagens do trabalho pós-expediente prejudica sua saúde - e a de sua família. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 4 dez. 2018.
O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Na fi gura a seguir, O é o centro da circunferência maior e CO é o diâmetro da circunferência menor.
Se o raio da circunferência menor mede 6 cm, qual é a medida do diâmetro AB da circunferência maior?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Texto para à questão. Fast Food vs. Healthy Food Everyone loves fast food, but is it good for you? No! French fries, hamburgers, hot dogs, etc. taste so good but they are not healthy. Where is the nutrition? By frying or over-cooking your food, you cook all the nutrients out. All the fats, calories, and grease from this kind of food will clog up your arteries and can cause other health problems too. By eating unhealthy foods, you are more apt to feel sluggish and unmotivated.
There are many reasons why you should eat healthier foods before work and school. Some of the most important reasons are that you can concentrate better during the entire day, you’re less hungry, and your study time is more productive. According to Psychology Today, high-fiber foods release energy slowly, while high-sugar foods only give you a short burst of energy. Psychology Today also reports that good proteins, such as lean meats and nuts, can improve your brain function. Fruits, vegetables, whole grains, nuts, and foods made with whole wheat help to keep your body and brain healthy. Healthy foods help with concentration for school and work. Eating healthily also helps with energy levels and positive thinking. By eating healthier, you can focus longer on things and have a sense of accomplishment by having energy through the day. Disponível em: <www.collegeamerica.edu/blog/junk-food-vs-health-food>. Adaptado. Vocabulary:
clog up – obstruct.
sluggish – slow.
release – liberate.
a burst – an explosion.
Enunciado:
Read the following statements and choose the correct alternative according to the text.
Fast food