O enunciado “Todos os cisnes são brancos, logo se esta ave for um cisne, ela será branca” é um exemplo de raciocínio
Questões relacionadas
- Matemática | 3.1 Introdução
A expansão global da internet tem sido possível em virtude do barateamento dos eletrônicos portáteis e das baterias de alta capacidade que os alimentam. O gráfico indica a vertiginosa queda no preço médio das baterias de íons de lítio desde sua introdução, nos anos 90, até 2020. O modelo exponencial y = 15649 ⋅ e–0,687x, com valores de x e y indicados nos eixos do gráfico, prevê razoavelmente bem a relação entre essas variáveis.
Adotando nos cálculos e5,053 = 156,49 e e0,443 = 1,56, o modelo exponencial utilizado prevê que, em 2025, o preço por kWh das baterias de íons de lítio será de, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: http://impresso.em.com.br. Acesso em: 22 nov. 2014.
Nessa propaganda, a combinação entre linguagem verbal e não verbal promove um apelo à população para que:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
No lugar certo
Materiais:
- Câmeras fotográficas digitais ou de celulares;
- Papéis coloridos e objetos diversos, como recicláveis, tnt, etc.
Atividade:
Os chamados site-specific, ou, traduzindo, 'local específico', são propostas de intervenção artística onde o local é fundamental para que a obra seja feita. Nem sempre esses trabalhos são feitos em galerias de arte, justamente por isso. Nesse aspecto, tem a ver com a chamada 'arte ambiente', ou com as 'artes da terra'. Muitas vezes são feitos nos espaços públicos e também estão ligados com a 'arte urbana'.
Alguns artistas trabalham unindo grafite, cartazes ou fotografia. A seguir, seguem algumas imagens de exemplos de 'site-specif' para serem mostradas de exemplos.
Disponível em: <http://www.thisiscolossal.com/wp-content/uploads/2013/05/lavalet-8.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://scottburnham.com/wp-content/uploads/2010/04/storker-play-mark-jenkins.jpg>. Acesso em 30 out. 2014
Disponível em: <http://centroleon.org.do/mirada/images/Alexandre%20Orion/p17ot5aerh1cis1k3jqik4oa12tg4.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://artworksofes.files.wordpress.com/2008/06/100_1386.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_GsSO59irGfQ/TKRDgo3qNLI/AAAAAAAAAEA/G6XvXZNP_Xo/s1600/Jitish+Kallat+9-29-10.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Forme grupos de cinco alunos na sala. Cada grupo deve fazer um percurso investigativo no espaço da sala de aula e da escola como um todo, e pensar ideias e propostas para site-specifics no ambiente. Antes de começarem a fazer as obras, é importante discutir os projetos. Então eles terão que responder às seguintes perguntas:
- Qual é a proposta?
- Que espaço pretendem usar?
- Qual material será utilizado?
- Há uma intenção de não danificar o espaço utilizado?
- Como será a montagem?
- Como será a desmontagem?
Depois de discutidos e aprovados os projetos, mãos a obra!
Fotografe e registre os trabalhos.
Discuta com os alunos os resultados.
- Biologia | 02. Origem da Vida
Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
A combustão de um composto X na presença de ar atmosférico ocorre com a formação de fuligem. Dos compostos abaixo, assinale a opção que contém o composto X que apresenta a maior tendência de combustão fuliginosa.