O homem é a medida de todas as coisas, das que existem e de sua natureza; das que não existem e da explicação de sua não existência.
(Protágoras apud Jean Voilquin (org.).
Os pensadores gregos antes de Sócrates, 1964.) O fragmento de Protágoras, um dos primeiros sofistas da Grécia antiga, apresenta um princípio essencial da filosofia grega, o
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a reportagem de uma revista de História.
A memória e a História da Música Popular Brasileira (MPB) vão sendo mais bem cuidadas no Brasil. A filial carioca do Museu da Imagem e do Som (MIS), por ocasião das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, realizou um trabalho digno de nota: o projeto 500 anos de Música Popular Brasileira, que resultou numa revista e num CD. Tendo como tema central a música – e não os compositores, cantores, ou instrumentistas –, o museu fornece informações valiosas sobre gêneros musicais e o contexto histórico em que foram criados.
REVISTA NOSSA HISTÓRIA, ano 1, n. 2, dez. 2003.
Além dos museus, existem outros importantes locais especializados na preservação da memória de uma sociedade, como
- Química | 2.5 Oxirredução
(UESB)
4Al (s) + 3O2(g) → 2Al2O3(s)
Os processos de oxirredução têm grande importância na vida diária, a exemplo da reação do alumínio com o oxigênio, representada pela equação química, que produz uma camada de óxido de alumínio, a qual adere à superfície do metal.
Considerando-se a reação de oxirredução representada pela equação química e a posição do alumínio na Tabela Periódica, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Esse conto faz parte do livro A Caravana do Oriente, que descreve os preparativos para uma Folia de Reis. Neste festejo, que faz parte das tradições natalinas em várias cidades do Brasil, as pessoas dançam, cantam, tocam instrumentos e se fantasiam de personagens como os reis magos. A PARTIDA DA CARAVANA FÁBIO SOMBRA A véspera de Natal foi um dia de grande agitação na fazenda do tio Juca. Desde cedo começaram os preparativos para o início da jornada da Caravana do Oriente. Sobre a cama do quarto do fazendeiro, podiam se ver as capas vermelhas, as três coroas, a bandeira e os instrumentos. Lucila, Carlinhos e Frederico aguardavam agitadíssimos por sua primeira visita de Reis. Na cozinha, Natalina se esmerava no preparo de um leitão à pururuca para a ceia de Natal, que seria realizada na mesa da sala, com presença do dono da casa e de todos os empregados da fazenda. Lá para as sete da noite, os trabalhadores começaram a chegar, acompanhados por suas famílias. Logo depois apareceram o Mané da Zica e o compadre Geraldinho. Vinham impecáveis, com suas camisas brancas de mangas compridas e os sapatos brilhando de tão bem engraxados. À meia-noite em ponto, foi servida a ceia. Aos pés da árvore de Natal do tio Juca, havia presentes para todos (...). Terminada a festa, os convidados foram saindo para o terreiro e se reuniram em animadas rodinhas de bate-papo. Enquanto isso, tio Juca, os jovens e os demais integrantes da Caravana dirigiam-se para o quarto e trataram de se preparar para a folia. Este ano os três Reis seriam representados por tio Juca e seus companheiros, Mané da Zica e compadre Geraldinho. Os três vestiram suas capas e ajustaram as coroas na cabeça. Frederico repassou a afinação do violão, ao mesmo tempo em que Carlinhos fazia ajustes na correia de sua caixa de folia. Enquanto isso, Natalina ajudava Lucila a dar os últimos retoques na decoração da bandeira, amarrando ao mastro um arranjo de rosas brancas e vermelhas colhidas naquela mesma tarde. Quando ficaram prontos, os foliões se dirigiram à varanda. Foram recebidos pelo povo que os aguardava lá fora com aplausos e vivas. (...) Ao descer para o terreiro, os foliões foram cercados pela multidão e os músicos puxaram uma bonita toada. (...) Debaixo de aplausos e foguetes, a Caravana foi caminhando em direção à estrada. A bandeira, sob os cuidados de Lucila, era beijada e tocada por todos, seguindo uma antiga tradição que diz que as bênçãos dos Reis recairão sobre todos os que tiverem contato com a bandeira de uma folia. Antes de iniciar sua jornada, os foliões cantaram versos sobre a estrela que guiaria os Reis Magos até o local do nascimento do Menino. (...) Depois silenciaram seus instrumentos, pois, como reza a tradição, folia nenhuma deve cantar enquanto caminha. Revista Ciência Hoje para as Crianças. Ano 22, n. 208, dez. 2009. p. 10-11.
Em muitas cidades do Brasil, no Natal, acontece a Folia de Reis, que é um festejo relacionado à visita que os Reis Magos fizeram ao Menino Jesus, em seu nascimento.
a) De acordo com o texto, conte como se vestiam aqueles que iam representar os reis magos?
b) Escreva duas tradições relacionadas a este festejo que foram contadas neste texto.
c) O que faziam Lucila, Carlinhos e Frederico na Caravana?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O mundo conheceu a América através do cinema e, para muitos, a América foi apenas o cinema. Em uma sala escura dedicada à narração de um longo sonho, o cowboy, o mocinho, o cidadão honesto e a moça pobre sempre venciam o índio, o bandido, o desonesto e a moça rica. Hollywood criou essa América, onde o bem derrotava o mal, o amor se realizava e as pessoas de vida pequena sonhavam com a grande vida. E, quando essa máquina de fabricar mitos se voltou contra o Eixo, foram mobilizados milhões de almas simples contra os novos vilões da história.
Nosso século. v.3, São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 243 (com adaptações).
Para o marxismo moderno, em sua filosofia política, todas as ações estão perpassadas por ideologia, não existindo ação ideologicamente neutra. Tendo essa afirmação e o texto apresentado como referências, julgue o item que se segue.
Infere-se do texto que, a despeito da enorme carga emocional suscitada por um conflito como a Segunda Guerra Mundial, a indústria cinematográfica norte-americana eximiu-se de fazer juízo de valor em relação aos inimigos, provavelmente para não perder futuros mercados exibidores de seus filmes.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Muitos animais passam por um processo conhecido como ecdise. Assinale a alternativa que contém somente animais que substituem periodicamente seus exoesqueletos durante o seu crescimento.