Chuva
Ar quente vai subir
Ar frio vai descer
Vapor que vem do mar
Geleiras vão derreter
O vento vai soprar
Tudo pode acontecer
As nuvens vão se condensar
E, depois, vão dissolver
Porque quando o sol aquece a Terra
Muita água se libera
E a gravidade da atmosfera
Faz pressão que nem panela
[...]
Chuva molha, molha, cai
Chuva chove, chove, sai
Chuva molha, molha, vem
Chuva, chuva
[...]
Oh, Lua, Lua, luar
Me leva contigo pra passear
Jaloo. Internet: www.letras.mus.br (com adaptações).
A partir da música Chuva, de Jaloo, e considerando os múltiplos aspectos por ela suscitados, julgue o seguinte item.
No ciclo do fósforo, não há passagem do fósforo pela atmosfera.
Questões relacionadas
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(UFPR) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Após a Conspiração da Pólvora, outras revoltas ocorreram no século XVII na Inglaterra, culminando na Revolução Puritana (1640) e na Revolução Gloriosa (1688), seja por questões religiosas, seja pelos cercamentos, seja disputa de poder entre a monarquia e o parlamento.
( ) Enquanto Guy Fawkes foi demonizado como traidor à Coroa inglesa desde o século XVII, atualmente as máscaras de Guy Fawkes representam a contestação ao autoritarismo e à injustiça, como no movimento Ocupe Wall Street e em diversos protestos pelo mundo.
( ) Atualmente, o uso da máscara de Guy Fawkes mantém o ativismo católico do personagem original, ao defender a opção preferencial pelos pobres e uma teologia de libertação através do ciberativismo.
( ) Guy Fawkes pertenceu a uma legião de opositores católicos à dinastia dos Stuart, que tentou estabelecer um regime absolutista na Inglaterra ao longo do século XVII.
Sobre os contextos do século XVII e do século XXI em que a figura de Guy Fawkes aparece, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Na figura abaixo vemos à esquerda uma ilustração de Guy Fawkes, inglês católico morto em 1605 após tentar explodir o Parlamento inglês na “Conspiração da Pólvora”, e um manifestante inglês usando a máscara de Guy Fawkes em 2011 (inspirada na graphic novel V de Vingança, transformada em filme em 2006) e portando um cartaz no qual se lê: “O povo não deve temer seu governo”.
- Geografia | 3.4 Clima
(UPF)
Associe as figuras I, II e III às características das chuvas
( ) A evaporação e a ascensão de ar úmido e o resfriamento adiabático desse ar provocam esse tipo de chuva comum no verão.
( ) Resultam do encontro de duas massas de ar, com características diferentes, uma fria e a outra quente.
( ) Quando nuvens encontram obstáculos como serras ou montanhas, ocasionando o seu resfriamento e provocando condensação e precipitação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes às fases da meiose.
( ) Na subfase de zigóteno da prófase I, ocorre a formação do complexo sinaptonêmico.
( ) Na prófase II, na subfase de diplóteno, ocorre o crossingover.
( ) Na fase de diacinese I, ocorre a separação das cromátides-irmãs.
( ) Ao final da anáfase I, os cromossomos homólogos estão separados.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Interbits) Leia.
A gente pensa que autoritarismo é um fenômeno no aparelho de Estado, que é a ditadura. Autoritarismo é um fenômeno social, e a sociedade brasileira é autoritária. Ela é vertical, hierarquizada, oligárquica. Ela transforma todas as diferenças em desigualdades e naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e o preconceito de classe, a discriminação e o preconceito religioso, a discriminação e o preconceito de sexo, a discriminação e o preconceito profissional e a discriminação e o preconceito racial.
ChauÍ, Marilena. Informação verbal obtida no debate "A Ascensão Conservadora em São Paulo", em 28 de agosto de 2012, na USP.
A fala acima, de Marilena Chauí, apresenta a visão de que a sociedade brasileira é autoritária, devido à forma como naturaliza as desigualdades. Essa naturalização das desigualdades pode ser considerada como:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais necessários
- Imagens impressas ou apresentação em Power Point, sobre o artista brasileiro Silvio Alvarez , que trabalha com recorte, colagem e montagem usando papéis diversos e principalmente o de revistas velhas.
- Papel tamanho A4 de gramatura alta.
- Cola branca de boa qualidade.
- Tesoura.
- Revistas velhas e outros retalhos de papel de várias texturas.
- Pincel de ponta chata.
- Copinhos de café para a cola.
Procedimentos:
1 º.Começar o trabalho apresentando o artista que usa a colagem como técnica para a realização de seus trabalhos.
Silvio Alvarez trabalha com colagem desde 1989. Artesão em seu ofício de recortar e colar, além de comercializar suas obras e de desenvolver projetos especiais para empresas, ministra oficinas para pessoas de todas as idades. Um homem preocupado com o futuro do planeta e os valores da sociedade, dedicado a mostrar e provar que tudo e todos podem ser transformados, com talento e dedicação, em algo muito melhor. A sua arte nos chama a atenção para a importância da reciclagem, da vida sustentável de uma forma geral. Sílvio, artista, sonhador, “poeta de imagens”.
Disponível em: <http://www.silvioalvarez.com.br/site/index.php>. Acesso em: 11 dez. 2015.
2 º.Ajudar os alunos a separar os papéis que gostariam de utilizar em seu trabalho. Pedir que imaginem uma paisagem natural simples, com poucos elementos e que pensem em uma bela moldura, como faz Silvio Alvarez na maior parte de seus trabalhos. Vocês podem por exemplo escolher um tema, como por exemplo, árvores ou bichos...
3 º.Disponibilize o material e deixe as crianças trabalharem livremente, orientando sempre sobre o uso da cola e da tesoura.
4 º.Ao término do trabalho, os quadros feitos pelos alunos podem receber uma demão de cola aplicada com um rolinho, para que os papéis não fiquem levantando as beiradinhas.