A figura ilustra o processo de entrada e saída de água em três hemácias imersas em meios diferentes.
Com relação ao processo ilustrado, afirma-se que,
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
Comparando as duas pinturas de Gèrome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Na região semiárida do Nordeste brasileiro, mesmo nos anos mais secos, chove pelo menos 200 milímetros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mães de família, têm de caminhar várias horas em busca de água, utilizando açudes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa água é fonte de diarreias, parasitas intestinais, e uma das responsáveis pela elevada mortalidade infantil da região. Os açudes secam com frequência, tornando necessário o abastecimento das populações por carros-pipa, uma alternativa cara e que não traz solução definitiva ao abastecimento de água.
OSAVA, M. Chuva de beber: Cisternas para 50 mil famílias. Revista Eco21, nº- 96, nov. 2004 (adaptado).
Considerando o texto, a proposta mais eficaz para reduzir os impactos da falta de água na região seria
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS) O dihidrogenofosfato de sódio, NaH2PO4, é um conservante utilizado em alimentos. Em relação a esse conservante, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 01. A Arte Pode Expressar Quem Somos?
1 º.Mostre os vídeos se possível e peça aos alunos que observem, apesar da rapidez em que os rostos passam o efeito das luzes neles. Comente a respeito da posição das sombras, do efeito dos contrates que elas causam. Apesar de ver somente o rosto das pessoas fotografadas ou pintadas, é possível imaginar o lugar onde estão, o que eram... Deixe que coloquem a opinião sobre os efeitos provocados nas fotos do vídeo das artistas. De como é possível transformar a realidade com esses jogo de luz e sombra. Passe os vídeos o quanto for necessário.
2 º.Peça agora aos alunos que se imaginem em um lugar que eles gostariam de estar, em qualquer tempo. Como acham que seriam? O cabelo, rosto, roupas. Será que através de um desenho conseguiriam mostrar também o que sentiam quando eram as personagens que criaram? Abra espaço para quem quer se manifestar.
3 º.Na terceira etapa, é hora de retratá-los da maneira que se imaginaram. Para ilustrar melhor o que pensaram, podem acrescentar um fundo bem sugestivo no seu autorretrato. Poderão fazer um esboço primeiro para depois pintarem usando a aquarela.
4 º.Deixe que façam o trabalho com calma.
5 º.Ao final, exponha os trabalhos para apreciação.
- Biologia
(UDESC) Assinale a alternativa incorreta quanto ao reino animal.