Segundo o IBGE, existem seis biomas continentais brasileiros, os quais são mostrados na figura.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(ACAFE) Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas que atuam como “mensageiros químicos” entre células, tecidos e órgãos.
Em relação aos hormônios vegetais, correlacione as colunas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UNICAMP) Uma população de certa espécie é constituída apenas por três tipos de indivíduos diploides, que diferem quanto ao genótipo em um loco. No total, há um número NAA de indivíduos com genótipo AA, NAa de indivíduos com genótipo Aa, e Naa de indivíduos com genótipo aa. Considerando apenas o loco exposto no enunciado, a frequência do alelo A nessa população é igual a - História | 1. Colônia
Feitas as contas, a historiografia tradicional do bandeirantismo errou na proposição secundária (as bandeiras caçavam índios para vendê-los no Norte), mas acertou na principal (as bandeiras foram originadas pela quebra do tráfico atlântico): os anos 1625-50 configuram, incontestavelmente, um período de “fome de cativos”.
(Luiz Felipe de Alencastro, O trato do viventes. p. 198-9)
Esse “período de ‘fome de cativos’” relacionou-se
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(PUCSP) O gráfico abaixo refere-se à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório:
A enzima em questão é a:
- História | A. Grécia
(FGV) (...) a partir do século V a.C., a guerra tornou-se endêmica no Mediterrâneo. Foram séculos de guerra contínua, com maior ou menor intensidade, ao redor de toda a bacia. O trabalho acumulado nos séculos anteriores tornara possível um adensamento dos contatos, um compartilhamento de informações e estruturas sociais, uma organização dos territórios rurais que propiciava a extensão de redes de poder. Foram os pontos centrais dessas redes de poder que animaram o conflito nos séculos seguintes.
Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2013.
Sobre esses “séculos de guerra contínua”, é correto afirmar que