Esta Capitania [do Rio de Janeiro] tem um rio muito largo e fermoso; divide-se dentro em muitas partes, e quantas terras estão ao longo dele se podem aproveitar, assim para roças de mantimentos como para cana-de-açúcar e algodão (...) E por tempo hão de se fazer nelas grandes fazendas: e os que lá forem viver com esta esperança não se acharão enganados.(Pêro de Magalhães Gândavo.
História da Província de Santa Cruz ou Tratado da Terra do Brasil, 1576.)
O texto refere-se:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
“Liberdade não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.”
Maria Ligia Prado. A formação das nações latino-americanas.
Disponível em: http: //www.dialetico.com/historia_2/historia_28.pdf. Acesso em: nov. 2011.
O texto refere-se aos diversos significados da Liberdade no contexto da Independência da América Espanhola. Explique-os.
- Matemática | 11. Binômio de Newton
(IME) No desenvolvimento de o valor do termo independente de x é igual a 63/256. Considerando que ß é um número real, com 0<ß< π/8 e x ≠ 0, o valor de ß é:
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ACAFE) Considerando a sequência (a1, a2, a3,..., an), cujo n-ésimo termo é dado pela expressão an = 3n - 4, analise as seguintes proposições:
I. Essa sequência é uma progressão aritmética cuja razão é igual a 3
II. A soma dos n primeiros termos dessa sequência é dada pela expressão
III. Não existe um número natural n para o qual a soma (a1 + a2 + a3 +...+ an-1 + an) = 0.
IV. A sequência formada pelos 15 primeiros termos apresenta exatamente 7 termos representados por números primos.
Das proposições acima, tem-se exatamente:
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
O chocolate tem lugar cativo na história das colonizações: foi o primeiro sabor americano a ganhar uma boa clientela europeia. É uma primazia considerável, se pensarmos na Santíssima Trindade das plantas avidamente incorporadas ao gosto do Velho Mundo – o chá e o café também foram adotados com prazer, mas o cacau chegou na frente.
Já na sua descoberta, não restaram dúvidas quanto ao caráter sagrado que lhe conferiam. No México, os conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortés (1485-1547), o encontraram em lugar de honra: à mesa do imperador asteca Montezuma II (1466-1520). O cacau era mesmo vital tanto para aquela civilização como para os maias. Havia séculos que a fruta fazia parte das cerimônias religiosas, dos banquetes das elites e da própria vida econômica, sendo usada como moeda. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-doce-sabor-da-america> Acesso em: 14 abr. 2015.
A pintura "O café da manhã", de François Boucher, do século XVIII, mostra que o chocolate foi adotado por famílias europeias abastadas como bebida nutritiva. (Reprodução)
Enunciado:
- a) Identifique no trecho a importância cultural e econômica do chocolate na América Espanhola.
b) Tendo como referência os elementos do texto, explique como o chocolate foi incorporado pela cultura europeia.
- Biologia | 8.6 Verminoses
(MACKENZIE) Os mosquitos de diversos gêneros, como o Anopheles, o Culex e o Aedes, afetam quase todas as regiões brasileiras. Além de causarem irritação e incômodo, eles podem também transmitir algumas doenças.
Assinale, no quadro abaixo, a alternativa que relaciona corretamente esses transmissores e causadores com as doenças.
Anopheles
Culex
Aedes
Doença
Causador
Doença
Causador
Doença
Causador