O Brasil integrou-se ao quadro econômico europeu como uma colônia de exploração. Com relação à economia colonial brasileira, é INCORRETO afirmar que :
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, não consideramos a eficiência energética de nossas ações. No global, isso significa desperdiçar muito calor que poderia ainda ser usado como fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento é feito por um processo chamado de cogeração. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogeração na produção de energia elétrica.
Em relação ao processo secundário de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia é reduzida por meio da transformação de energia
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNICAMP) Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito.
O sistema de freios ABS (do alemão “Antiblockier-Bremssystem”) impede o travamento das rodas do veículo, de forma que elas não deslizem no chão, o que leva a um menor desgaste do pneu. Não havendo deslizamento, a distância percorrida pelo veículo até a parada completa é reduzida, pois a força de atrito aplicada pelo chão nas rodas é estática, e seu valor máximo é sempre maior que a força de atrito cinético. O coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é ìe = 0,80 e o cinético vale ìc = 0,60. Sendo g = 10 m/s2 e a massa do carro m = 1200 kg, o módulo da força de atrito estático máxima e a da força de atrito cinético são, respectivamente, iguais a
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(UNEAL) Muitas espécies de animais passam a conviver em um mesmo ambiente, gerando associações ou interações que podem interferir ou não entre si. Assim, considere a relação entre duas espécies de primatas: Espécie 1 — O macaco-de-cheiro (Saimirisciureus) é uma espécie de macaco pequeno, medindo cerca de 30,0 cm de comprimento, natural da região amazônica. Espécie 2 — O sagui-de-tufos-brancos (Callithrixjacchus) é um animal de pequeno porte, com peso entre 350 e 450 gramas e sua origem é do Nordeste do Brasil. Hipoteticamente, uma população da Espécie 1 é inserida no ambiente onde a Espécie 2 habita.
Com base nessas informações, o mais provável desfecho entre as duas populações de primatas é a ocorrência de:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se
- Química | 2.4 Cinética Química
(FUVEST 2019 1ª FASE) Um antiácido comercial em pastilhas possui, em sua composição, entre outras substâncias, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Ao ser colocada em água, a pastilha dissolve‐se completamente e libera gás carbônico, o que causa a efervescência. Para entender a influência de alguns fatores sobre a velocidade de dissolução da pastilha, adicionou‐ se uma pastilha a cada um dos quatro recipientes descritos na tabela, medindo‐se o tempo até a sua dissolução completa.
Solução
Tempo medido até a completa dissolução da pastilha (em segundos)
1. Água mineral sem gás temperatura ambiente (25 oC)
36
2. Água mineral com gás à temperatura ambiente (25 oC)
35
3. Água mineral sem gás deixada em geladeira (4 oC)
53
4. Água mineral com gás deixada em geladeira (4 oC)
55
Para todos os experimentos, foi usada água mineral da mesma marca. Considere a água com gás como tendo gás carbônico dissolvido.
Com base nessas informações, é correto afirmar que