O Brasil integrou-se ao quadro econômico europeu como uma colônia de exploração. Com relação à economia colonial brasileira, é INCORRETO afirmar que :
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Um prisma de vidro está no ar e é feito de um material cujo índice de refração é n > 1. A forma de sua seção transversal é a de um triângulo retângulo isósceles, conforme a figura abaixo. Observa-se nele, que um feixe de luz incide perpendicularmente a face de entrada e, após refletir na segunda face inclinada, emerge perpendicularmente na terceira face do prisma, como mostrado pelas setas.
Dado: o índice de refração do ar é igual a 1.
Qual deve ser o menor valor do índice de refração n para ocorrer a situação descrita e o feixe não sair pela segunda face?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: A questão refere-se ao Cartum a seguir, com os personagens Calvin e seu amigo Haroldo (tigre peludo). Leia-o e observe-o com atenção. Fonte: http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/perfil-haroldo.html - 28/10/2009 - adaptado.
Enunciado:
Observando as falas e as imagens dos personagens, percebemos que Haroldo (o tigre amigo), no último quadrinho,
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar objetos distantes. Para correção desse problema com lentes, o oftalmologista deve medir a distância máxima que o indivíduo pode enxergar nitidamente, que corresponde à distância focal da lente. A vergência (V) de uma lente é numericamente igual ao inverso da distância focal (f), dada em metros (V = 1/f). A vergência é medida em dioptria (di), comumente denominada de graus de uma lente.
Se a distância máxima a que o indivíduo míope enxerga nitidamente for 50 cm, para corrigir o problema, o oftalmologista receitará lentes de vergência
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
la expresión “de forma que” (l.8) denota una idea de consecuencia que también puede ser denotada por la expresión de manera que.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O que interferia no cotidiano dos colonos era a presença inamistosa dos habitantes originais da Terra de Santa Cruz. Por esse motivo a instalação da cana encontrou inicialmente embaraço na resistência indígena. A luta contra os potiguares do Ceará, para ficar em apenas um exemplo, foi árdua e sangrenta. Na Bahia, foi preciso esmagar Paiaiá, Acroá e Amoipira, além de chacinar índios Jaguaribe e Paraguaçu, para desbastar terras que acolhessem a voraz gramínea.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A implantação da cultura canavieira no Brasil colonial implicou no massacre das populações nativas. Esta relação também pode ser usada para justificar a