No filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, o protagonista Lucas é uma criança com dificuldades na escola. Sua professora recomenda que ele leia mais. Ao encontrar no lixão um livro de Nietzsche, o jovem inicia a leitura e sofre transformações em sua vida, melhorando suas notas em todas as avaliações. No entanto, essas transformações não são compreendidas por sua família, nem por sua professora. Ele pergunta à sua mãe se Deus está morto. Sua mãe, então, leva-o para uma igreja. A professora, ao falar sobre as boas notas das avaliações, ouve de Lucas: “avaliar é criar, sem avaliação, a existência seria oca”, e a partir disso acredita que o garoto enlouqueceu. No final, a mãe joga o livro no lixo e diz ao filho que fez isso por amor, ao que ele responde: “Mãe, tudo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”.
Fáuston da Silva. Meu amigo Nietzsche.
Considerando o fragmento de texto apresentado, bem como o filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, julgue o item que se seguem.
Há no filme elementos da realidade associados a ideias do filósofo alemão, apresentadas de forma coerente com o projeto nietzschiano de “filosofar com o martelo”.