Muitos historiadores e sociólogos, entre eles Giberto Freyre, adotam a expressão “escravidão patriarcalista” como representativa do Brasil colonial. Porém, há outros que acreditam que a expressão não pode ser aceita, pois alegam que nem toda a colonização do Brasil foi patriarcal.
Sobre a colonização do Brasil acima referida é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Texto I
É com Descartes que a oposição homem-natureza se tornará mais completa, constituindo-se no centro do pensamento moderno e contemporâneo. O homem, instrumentalizado pelo método científico, pode penetrar os mistérios da natureza e, assim, tornar-se “senhor e possuidor da natureza”.
Carlos W. P. Gonçalves. Os (des)caminhos do meio ambiente, 1989.
Texto II
Quando a gente quis criar uma reserva da biosfera em uma região do Brasil, foi preciso justificar para a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] por que era importante que o planeta não fosse devorado pela mineração. Para essa instituição, é como se bastasse manter apenas alguns lugares como amostra grátis da Terra.
Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo, 2019.
Ailton Krenak constata os princípios da filosofia cartesiana ao reconhecer que
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6, associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias. As letras C, De U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes. O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente:
- Física | B. Resistores
(FUVEST 2014 1° FASE) Dois fios metálicos, F1 e F2, cilíndricos, do mesmo material de resistividade ρ, de seções transversais de áreas, respectivamente, A1 e A2 = 2A1, têm comprimento L e são emendados, como ilustra a figura abaixo. O sistema formado pelos fios é conectado a uma bateria de tensão V.
Nessas condições, a diferença de potencial V1, entre as extremidades de F1, e V2, entre as de F2, são tais que
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Em vários grupos animais, a troca de gases respiratórios com o ambiente depende do trabalho conjunto realizado entre sistema respiratório e sistema circulatório.
Enquanto o sistema respiratório se ocupa da aquisição e eliminação de gases realizadas diretamente entre o organismo e o ambiente, o sistema circulatório atua na distribuição desses gases pelo corpo. No entanto, existem animais cujo sistema circulatório é desprovido de funções respiratórias, como, por exemplo,
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Considere a Terra um Planeta esférico, homogêneo, de raio R massa M concentrada no seu centro de massa e que gira em torno do seu eixo E com velocidade angular constante isolada do resto do universo.
Um corpo de prova colocado sobre a superfície da Terra, em um ponto de latitude descreverá uma trajetória circular de raio r e centro sobre o eixo E da Terra, conforme a figura abaixo. Nessas condições, o corpo de prova ficará sujeito a uma força de atração gravitacional F que admite duas componentes, uma centrípeta, FCP e outra que traduz o peso aparente do corpo, P
Quando então o corpo de prova está sobre a linha do equador e experimenta um valor aparente da aceleração da gravidade igual a ge. Por outro lado, quando o corpo de prova se encontra em um dos Polos, experimentando um valor aparente da aceleração da gravidade igual a gp
Sendo a constante de gravitação universal, a razão vale ge/gp: