Muitos historiadores e sociólogos, entre eles Giberto Freyre, adotam a expressão “escravidão patriarcalista” como representativa do Brasil colonial. Porém, há outros que acreditam que a expressão não pode ser aceita, pois alegam que nem toda a colonização do Brasil foi patriarcal.
Sobre a colonização do Brasil acima referida é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Uma pessoa, durante sua vida, cometeu crimes, sendo, por consequência, condenada a 10 anos de cadeia. Ainda no tribunal, o juiz, interessado na recuperação dessa pessoa, lhe informou acerca da possibilidade que tinha em reduzir sua pena, caso se dispusesse a trabalhar na marcenaria da penitenciária. Informou-a que a cada 3 dias de trabalho, 1 dia seria "perdoado" em sua pena. Imaginando não haver outras formas de progressão de pena, e considerando que a pessoa trabalhe todos os dias da semana, quanto tempo ela deverá permanecer presa?
- Física | 1.2 Vetores
O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não. Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens. Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4m/s
Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma barra condutora, MN, com 1,0 m de comprimento e resistência elétrica R, que se encontra completamente imersa na região de um campo magnético uniforme de intensidade 2,0T, perpendicular ao plano do papel e dirigido para dentro, suspensa por fios de ligação conectados a uma bateria de força eletromotriz ε e resistência interna r igual a 2,0Ω, conforme a figura. Sabe-se que o peso da barra é igual a 2,0N e que a bateria está lançando potência máxima no circuito.
Nessas condições, desprezando-se as resistências elétricas dos fios de ligação, a intensidade e o sentido da correte elétrica que percorre a barra de forma que os fios que a sustentam não sejam tracionados são, respectivamente, iguais a
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UEG) A mulher era uma pena na cidade grande.
E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine. E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
[...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.
FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.
Verificam-se, no fragmento e na pintura, respectivamente, as seguintes figuras:
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
(UEPA) Um jovem descobriu que o aplicativo de seu celular edita fotos, possibilitando diversas formas de composição, dentre elas, aplicar texturas, aplicar molduras e mudar a cor da foto. Considerando que esse aplicativo dispõe de 5 modelos de texturas, 6 tipos de molduras e 4 possibilidades de mudar a cor da foto, o número de maneiras que esse jovem pode fazer uma composição com 4 fotos distintas, utilizando apenas os recursos citados, para publicá-las nas redes sociais, conforme ilustração abaixo, é: