Os mamíferos apresentam características exclusivas como glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pelos de queratina e músculo diafragma.
Além dessas características, os mamíferos são semelhantes a alguns outros vertebrados, pois possuem respiração
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Texto base: Para responder à questão, leia a entrevista a seguir.
Enunciado:
O emprego dos sinais de pontuação nas entrevistas
- Matemática | 06. Determinantes
O determinante da matriz é
- Geografia - Fundamental | 6.5 Aquecimento Global
Texto 1
Terra sofre com o consumo excessivo
O consumo excessivo e o desperdício são os vilões do planeta. São eles os responsáveis pela crescente emissão de gases do efeito estufa, a falta d’água e a redução das áreas de floresta. O diagnóstico é do ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Murli Manohar Joshi, que esteve ontem na Academia Brasileira de Ciências, no Rio. Para Joshi, há apenas um caminho para salvar a Terra: a união da política com a ciência.
''As tecnologias, hoje, são ineficazes. Temos que aumentar a eficiência das máquinas para conservar energia e matéria-prima. E isso só conseguimos com o desenvolvimento do conhecimento, apoiado por uma política nacional voltada para ciência'', disse o ministro, que considera o atual modelo de produção insustentável.
Apesar da segregação no campo econômico, o atual modelo de desenvolvimento coloca todos no mesmo plano quando o que está em discussão é o meio ambiente. Rico ou pobre, todos serão afetados pela poluição atmosférica, uma das principais consequências do consumismo exacerbado. A diferença é que, apesar da poluição não respeitar fronteiras, as fontes poluidoras estão em territórios muito bem delimitados: os 20% mais ricos emitem 53% do CO2 lançado na atmosfera. Já o quinto mais pobre do planeta responde por apenas 3%.
Fonte: www.jbonline.com.br(acessado em 07/10/09)
Texto 2
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS
- O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
- O nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
- Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
- Espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
- Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
- As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
Texto 3
Painel - Conferência de Copenhague pode ter resultado surpreendente
Os estudiosos mais otimistas esperam que a reunião de Copenhague termine pelo menos com um compromisso dos maiores emissores que leve a uma efetiva redução das emissões nacionais dos gases de efeito estufa. Essa visão leva em conta importantes mudanças como a política ambiental do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e a anunciada disposição de países em desenvolvimento, como China e Índia, de participar de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto após 2012.
Além da China e da Índia, o Brasil também parece propenso a aceitar um novo compromisso internacional. Isso ficou evidenciado em agosto na entrevista que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, especializado em questões ambientais. Segundo o ministro, o governo brasileiro poderá assumir em Copenhague metas de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa. A entrevista de Amorim foi recebida com surpresa porque até aqui, como lembrou outro estudioso do tema, o jornalista Washington Novaes, o Brasil “tem-se recusado assumir compromissos de redução”.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
A) A partir da leitura e interpretação dos textos acima, EXPLIQUE o problema ambiental global. Utilize três situações para EXEMPLIFICAR as conseqüências desse problema.
B) DESCREVA duas possíveis causas para o problema ambiental global.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um estudante, morador da cidade de Contagem, ouviu dizer que nessa cidade existem ruas que formam um hexágono regular. Ao pesquisar em um sítio de mapas, verificou que o fato é verídico, como mostra a figura.
www.google.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).
Ele observou que o mapa apresentado na tela do computador estava na escala 1:20.000. Nesse instante, mediu o comprimento de um dos segmentos que formam os lados desse hexágono, encontrando 5 cm.
Se esse estudante resolver dar uma volta completa pelas ruas que formam esse hexágono, ele percorrerá, em quilômetro,
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema, encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Assim, animais que promovem a dispersão de sementes de plantas, comendo seus frutos e evacuando suas sementes em local distante ou a ação de insetos que procuram o néctar das flores contribuem involuntariamente para a polinização das plantas.
(NAS COMUNIDADES..., 2015)
A análise das informações e o conhecimento sobre relações ecológicas ou interações biológicas permitem afirmar que o gráfico que representa a relação entre os seres vivos I e II, em qualquer exemplo citado no texto, está indicada na alternativa