Examine o diagrama.
Os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Los posesivos “su” (l.12) y “sus” (l.13) se refieren al mismo poseedor dentro del texto.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Analise a seguir a imagem de uma campanha educativa.
Disponível em: <http://www.vivaterra.org.br/lixo_1_site.jpg>. Acesso em: 19 mar. 2014.
A) Explique o significado da mensagem que a imagem pretende passar.
B) Cite quatro exemplos de materiais que podem ser reciclados.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB)
O gráfico em evidência apresenta o efeito da luminosidade sobre as taxas de fotossíntese e respiração em vegetais.Com base no conhecimento acerca da influência da luminosidade sobre esses processos bioquímicos em células vegetais e na análise do gráfico, é correto afirmar: - Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br.Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).
Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:
- História - Fundamental | 03. Os Primeiros Habitantes da América
Para resolver a questão, leia o texto a seguir:
Na cultura Mbya, o céu funciona como um grande calendário. Algumas constelações, por exemplo, anunciam a chegada das quatro estações do ano. Quando elas podem ser vistas do céu, é sinal de que cada estação está começando. Na astronomia tradicional, o verão é simbolizado por Órion; o outono, pelo Cruzeiro do Sul; o inverno, por Escorpião; e a primavera, por Capricórnio. Já para os índios Mbya, cada estação é simbolizada por desenhos imaginários que abrangem várias constelações tradicionais. O desenho para o verão é o Homem Velho ou Tuya’i e as outras estações são representadas por animais: o outono é o Veado; o inverno é a Ema; e a primavera é a Anta.
Ciência hoje das crianças. Ano 22, nº 198, Fevereiro de 2009.
Identifique elementos do texto que contradizem a crença comum de que os índios possuíam uma cultura atrasada quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500.