Nas áreas próximas a Brasília, encontramos parte do cerrado, um bioma que apresenta árvores de troncos tortuosos com folhas geralmente endurecidas. Algumas delas apresentam flores, como o ipe-amarelo e o iperoxo, e frutos como o pequi e a mangaba.
Em um trecho da canção de Caetano Veloso denominada Flor do Cerrado, diz-se
“Mas da próxima vez Que for a Brasília
Eu trago uma flor do cerrado pra você.”
Com relacao as informações descritas acima a respeito desse bioma, foram feitas três afirmações:
I. O aspecto da vegetação do cerrado deve-se a escassez de nutrientes no solo.
II. O fato de as plantas apresentarem folhas endurecidas e uma adaptação para evitar a perda de água.
III. As flores e os frutos referidos no texto indicam a presença de plantas do grupo das angiospermas nesse bioma.
Assinale:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmáticoplutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015.
As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
O anjo da noite Às dez e meia, o guarda-noturno entra de serviço. Late o cãozinho do portão no primeiro plano; ladra o cão maior no quintal, no segundo plano: de plano em plano, até a floresta, grandes e pequenos cães rosnam, ganem, uivam, na densa escuridão da noite, todos sobressaltados pelo trilar¹ do apito do guarda-noturno. Pelo mesmo motivo, faz-se um hiato³ no jardim, entre os insetos que ciciavam e sussurravam nas frondes²: que novo bicho é esse que começa a cantar com uma voz que eles julgam conhecer, que se parece com a sua, mas que se eleva com uma força gigantesca? Passo a passo, o guarda-noturno vai subindo a rua. Já não apita: vai caminhando descansadamente, como quem passeia, como quem pensa, como um poeta numa alameda silenciosa, sob árvore em flor. Assim vai andando o guarda-noturno. Se a noite é bem sossegada, pode-se ouvir sua mão sacudir a caixa de fósforos, e até adivinhar, com bom ouvido, quantos fósforos estão lá dentro. Os cães emudecem. Os insetos recomeçam a ciciar. O guarda-noturno olha para as casas, para os edifícios, para os muros e grades, para as janelas e os portões. Uma pequena luz, lá de cima: há várias noites, aquela vaga claridade na janela; é uma pessoa doente? O guarda-noturno caminha com delicadeza, para não assustar, para não acordar ninguém. Lá vão seus passos vagarosos, cadenciados, cosendo a sua sombra com a pedra da calçada. Vagos rumores de bondes, de ônibus, os últimos veículos, já sonolentos, que vão e voltam quase vazios. O guarda-noturno, que passa rente às casas, pode ouvir ainda a música de algum rádio, o choro de alguma criança, um resto de conversa, alguma risada. Mas vai andando. A noite é serena, a rua está em paz, o luar põe uma névoa azulada nos jardins, nos terraços, nas fachadas: o guarda-noturno para e contempla. [...] MEIRELES, Cecília. Quadrante 2. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963. Vocabulário de apoio:
- 1. Trilar: gorjear, trinar.
- 2. Fronde: copa, folhagem.
- 3. Hiato: vazio, lacuna.
- a) Uma das principais características da crônica é o fato de o cronista tomar como ponto de partida um assunto do cotidiano ou um acontecimento sem um significado de grande relevância. Como esse aspecto aparece evidenciado no texto?
- b) De quem é a reflexão que se manifesta por meio da pergunta feita no final do primeiro parágrafo?
- c) Ainda considerando a pergunta feita no final do primeiro parágrafo, levante uma hipótese: por que o autor deixa de empregar as marcas convencionais do discurso direto, tais como o travessão ou as aspas?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
“Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
- Geografia | 6.1 Agricultura
Participei de uma entrevista com o músico Renato Teixeira. Certa hora, alguém pediu para listar as diferenças entre a música sertaneja antiga e a atual. A resposta dele surpreendeu a todos: “Não há diferença alguma. A música caipira sempre foi a mesma. É uma música que espelha a vida do homem no campo, e a música não mente. O que mudou não foi a música, mas a vida no campo”. Faz todo sentido: a música caipira de raiz exalava uma solidão, um certo distanciamento do país “moderno”. Exigir o mesmo de uma música feita hoje, num interior conectado, globalizado e rico como o que temos, é impossível. Para o bem ou para o mal, a música reflete seu próprio tempo.
BARCINSKI. A. Mudou a música ou mudaram os caipiras? Folha de São Paulo, 4 jun. 2012 (adaptado).
A questão cultural indicada no texto ressalta o seguinte aspecto socioeconômico do atual campo brasileiro:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A classificação dos seres vivos permite a compreensão das relações evolutivas entre eles. O esquema representa a história evolutiva de um grupo.
Disponível em: www.sobiologia.com.br. Acesso em: 22 jan. 2012 (adaptado).
Os animais representados nesse esquema pertencem ao filo dos cordados, porque: