Um pacote do correio é deixado cair de um avião que voa horizontalmente com velocidade constante. Podemos afirmar que (desprezando a resistência do ar):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(FMP) Mais velho, poucos amigos?
Um curioso estudo divulgado na última semana mostrou que a redução do número de amigos com a idade, tão comum entre os humanos, pode não ser exclusivo da nossa espécie. Aparentemente, macacos também passariam por processo semelhante em suas redes de contatos sociais, o que poderia sugerir um caráter evolutivo desse fenômeno. No trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa com Primatas em Göttingen, Alemanha, se identificou uma redução de grooming (tempo dedicado ao cuidado com outros indivíduos, como limpar o pelo e catar piolhos) entre os macacos mais velhos da espécie Macaca sylvanus. Além disso, eles praticavam grooming em um número menor de “amigos” ou parentes. Fazer grooming está para os macacos mais ou menos como o “papo” para nós. Da mesma forma que o “carinho” humano, ele parece provocar a liberação de endorfinas. Geram-se, dessa forma, sensações de bem-estar tanto em homens como em outros animais. Na pesquisa, publicada pelo periódico New Scientist, os cientistas perceberam que macacos de 25 anos tiveram uma redução de até 30% do tempo de grooming quando comparados com adultos de 5 anos. Se esse fenômeno acontece em outros primatas, ele também pode ter chegado a nós ao longo do caminho de formação da nossa espécie. Se chegou, qual teria sido a vantagem evolutiva? Durante muito tempo se especulou que esse “encolhimento” social em humanos seria, na verdade, resultado de um processo de envelhecimento, em que depressão, morte de amigos, limitações físicas, vergonha da aparência e menos dinheiro poderiam limitar as novas conexões. Mas, pesquisando os idosos, se percebeu que ter menos amigos era muito mais uma escolha pessoal do que uma consequência do envelhecer. Uma linha de investigação explica que essa redução dos amigos seria, na verdade, uma seleção dos mais velhos de como usar melhor o tempo. Mas outros especialistas defendem a ideia de que os mais velhos teriam menos recursos e defesas para lidar com estresse e ameaças e, assim, escolheriam com mais cautela as pessoas com quem se sentem mais seguros (os amigos) para passar seu tempo.
BOUER, J. Jornal O Estado de São Paulo, caderno Metrópole, domingo, 26 jun. 2016, p. A23. Adaptado.
As palavras podem ser empregadas no sentido literal ou no sentido figurado.
O trecho da obra de Graciliano Ramos que se caracteriza pela presença de linguagem figurada é:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Em um laboratório de Química, foi realizada uma experiência, adotando-se o seguinte procedimento:
1. Em um tubo de ensaio, colocou-se 3mL de ácido clorídrico, 6,0 mol/L, e, em outro, colocou-se 3mL do hidróxido de sódio, 6,0 mol/L, observando-se o fato de que ambos são incolores.
2. Em cada tubo, adicionou-se uma gota de azul de bromotimol, 0,1 g/L.
3. No meio ácido, a solução ficou amarela/lilás e no meio básico ficou azul.
4. Foram lixados dois pedaços de alumínio e, em seguida, colocou-se um pedaço em cada tubo.
5. Observou-se que, tanto no meio ácido quanto no meio básico, o alumínio reagiu, liberando um gás.
6. No final da experiência, constatou-se que as soluções contidas nos tubos perderam as colorações.
Com relação a essa experiência, assinale a afirmação verdadeira.
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
20. Texto base: Intolerância religiosa é o "novo racismo", alerta ONG Da France Presse, em Londres A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não governamental Minority Right Groups International (MRG), divulgado nesta quinta-feira, em Londres. Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes. "A intolerância religiosa é o novo racismo", declarou Mark Lattimer, diretor da MGR. "Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião", acrescentou. O relatório sobre o "Estado das Minorias e Povos Indígenas no Mundo 2010" destaca que os muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa são das minorias que mais sofreram com o aumento dos controles estatais e as campanhas celebradas por grupos de direita ou de extrema direita. Exemplos Após o atentado fracassado do dia do Natal por um nigeriano em voo procedente de Amsterdã que se dirigia a Detroit (Estados Unidos), as autoridades americanas decidiram controles especiais nos aeroportos para cidadãos de 14 países, 13 deles predominantemente muçulmanos. No Iraque e no Paquistão, dois países que estavam na mira da chamada "guerra contra o terrorismo", lançada pelos Estados Unidos e seus aliados, após os atentados de 11 de setembro de 2001, os ataques co5ntra as minorias religiosas, como os cristãos, também se multiplicaram. Outro problema para as minorias são as leis que, em número cada vez maior de países, obrigam os cidadãos a registrar sua religião. No Egito, por exemplo, o governo exige que todos os documentos de identidade tragam a afiliação religiosa do portador, mas só oferecem como alternativa as três religiões reconhecidas oficialmente: muçulmana, cristã e judaica. O informe destaca que desde 2001 vários países, entre eles Belarus, Sérvia e Uzbequistão, para citar apenas alguns, introduziram ou modificaram leis de registro religioso, o que para Lattimer representa uma forma de os Estados "vigiarem e controlarem as comunidades religiosas". http://www1.folha.uol.com.br/mundo/760473-intolerancia-religiosa-e-o-novo-racismo-alerta-ong.shtml Acesso em 04/12/2010.
Enunciado:
A intolerância religiosa também existiu no processo das Reformas Religiosas.
a) CITE as pessoas que foram perseguidas tanto por católicos como por protestantes e EXPLIQUE o motivo dessa persecução.
b) Apresente uma estratégia utilizada por cada uma das religiões para a doutrinação e combate às heresias.
- catolicismo
- protestantes
- Biologia | 02. Origem da Vida
Até meados do século XIX, era muito comum a ideia de que seres vivos poderiam surgir da matéria sem vida. De um pedaço de carne, por exemplo, de acordo com essa ideia, poderia surgir larvas. Analise as alternativas e marque o nome dado a essa teoria.
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcançou uma altura de 0,8 metro.
A distância em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa é: