Dois vizinhos, André e Caio, fizeram uma viagem com suas famílias em dois carros, para um mesmo destino e por uma mesma estrada. Partiram juntos de suas residências, porém André desenvolveu, durante a viagem, uma velocidade escalar média 20% menor do que Caio.
Assim, o intervalo de tempo de duração da viagem de André, em relação à de Caio, foi maior em
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: http://historia22a2013.blogspot.com/2013/06/ai-seguem-os-mapas-que-ussamos-na-aula.html. Acesso em: 30 maio 2018.
A) Cite o nome de três cidades que foram fundadas em consequência da mineração em Minas Gerais.
(B) O que você observa no mapa, em relação aos portugueses que procuram riquezas, e o Meridiano de Tordesilhas, que dividia as terras com os espanhóis?
- Física | 1.2 Vetores
(MACKENZIE) Com seis vetores de módulo iguais a 8u, construiu-se o hexágono regular a seguir. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, referentes à denominada "política das salvações" ocorrida durante o governo de Hermes da Fonseca (1910-1914).
I. O "salvacionismo" realizou uma sistemática intervenção nos estados, promovendo a substituição dos grupos oligárquicos dominantes por interventores militares.
II. Uma das causas dessa política foi o crescimento do poder do senador gaúcho Pinheiro Machado, que tinha sob sua influência diversas oligarquias regionais.
III. As "salvações" foram realizadas somente em estados de pequena projeção política, na sua maioria situados no Sudeste.
Quais estão corretas?
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma loja acompanhou o número de compradores de dois produtos, A e B, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2012. Com isso, obteve este gráfico:
A loja sorteará um brinde entre os compradores do produto A e outro brinde entre os compradores do produto B.
Qual a probabilidade de que os dois sorteados tenham feito suas compras em fevereiro de 2012?
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor combinará com a turma um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical
brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca
do assunto.
. Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova" ?
. Sabe o que ela significa ?
. Quem já ouvi alguma músca da Bossa Nova ?
. Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova ?
. Quem sabe cantar uma música e Bossa Nova ?
- Os alunos , agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre Bossa Nova, pois
responderão algumas questões sobre o mesmo.
Disponível: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
- Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
. Vocês já conheciam estas músicas?
. O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
. Por quê ?
. Quais os cantores aparecem nos vídeos?
- Após o registro com a fala dos alunos, o professor deverá aproveitar a oportunidade e
elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais
acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas
consagradas e a influência que o movimento trouxe para a músca popular brasileira e
internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/bossanova , há uma matéria que pode ser
consultado para auxiliar a pesquisa.
- Quando as crianças trouxerem o materal da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em
pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa
Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícios de Morais, entre outros.) Para isso,será
disponibilizado o material necessário: cartolina, cola, e as fotos relacionadas com o tema.
- Durante a atividade, o professor deverá colocar CD's com músicas da Bossa Nova para dar um
clima especial ao momento.
- Depois de tudo pronto, a turma se sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo
fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado.
- Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá se de grande importância para
extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma
música de cada cantor, assim os alunos terão acesso a este tipo de música.
- Expor os trabalhos na sala de aula .
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO