Lentes esféricas convergentes e divergentes podem conjugar imagens a partir de objetos reais, com características próprias. Na tabela estão relacionadas algumas dessas características.
A(s) característica(s) enumerada(s) na tabela que pode(m) ocorrer em imagens conjugadas por ambos os tipos de lentes é(são)
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais Africanas
Texto base: MATERIAL - Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show) - Cartolina branca - Papéis coloridos - Penas - Tecido TNT - Tinta guache - Pincel - Cola - Tesoura PROCEDIMENTOS - O professor deverá iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor deverá apresentar imagens de diferentes tipos , formas e estilos de máscaras africanas. Disponível : http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/mascaras-africanas-recortar-colorir/ - No momento da apresentação das imagens o professor deverá fazer alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com a mesma finalidade? De que materiais são feitas as máscaras? Que cores estão mais presentes? - A partir das respostas do grupo, o professor deverá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos ,histórias e ou imagens (como sugerido na abertura da aula) - Como forma de registro deste momento, a sugestão é que as crianças representem através da escrita ou do desenho, algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana. - O professor vai propor a confecção de um tipo de máscara visto nas imagens. Junto com as crianças o professor deverá decidir qual o tipo de máscaras vão ser confeccionadas de acordo com o seu significado simbólico apresentado acima. - Entregar o material para as crianças. Forrar a mesa com o jornal e pedir para cada criança pintar o tecido com tinta guache. Instruir as crianças para darem pinceladas aleatórias ao longo do tecido. Deixar secar. - Enquanto o tecido seca , pedir as crianças para desenhar o modelo de um rosto na cartolina e recortar. Não recortar olhos e bocas, apenas o nariz. - Instruir as crianças a desenhar os olhos, bocas e enfeites nos papéis coloridos para recortar colar na frente da máscara. - Colar o tecido ao longo de toda a máscara deixando uma borda. Recortar a borda do tecido fazendo uma franja. - Pedir as crianças para escolher as cores das penas e depois colar na parte superior da máscara. - As crianças poderão brincar com as máscaras, inventando enredos como os elementos apresentados sobre a cultura africana: reis, bruxos, guerreiros, entre outros. - Faça uma exposição na escola. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22762
- Geografia | A. Globalização
O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse bloco consiste em um sistema de defesa coletiva, em que os participantes estão de acordo em defender qualquer um de seus integrantes que seja atacado por forças externas ao seu país. Liderado por Washington, o bloco recebe vultosos recursos para cuidar dos objetivos militares dos Estados Unidos.
(www.operamundi.com.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a Colômbia, na condição de país parceiro, passou a integrar
- Ciências - Fundamental | 01.3. Misturas homogêneas
Por que a água do mar é salgada?
Durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios – que, por sua vez, dissolveram rochas nas quais o sal comum, cloreto de sódio é encontrado em abundância. Como todos os cursos-d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo.
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-do-mar-esalgada>.
Acesso em: 30 set. 2012. (Fragmento)
A água do mar pode ser considerada uma mistura? Justifique sua resposta.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Um suco de laranja contém 400 ppm de vitamina C. Quantos mL de suco de laranja uma pessoa deve ingerir para suprir a necessidade diária de 60 mg de vitamina C? Considere que a densidade do suco de laranja seja 1,00 g/mL.
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
Leia as informações a seguir.
O galão americano é uma unidade de medida de capacidade utilizada nos Estados Unidos e, às vezes, também utilizada no Brasil. Seu valor aproximado é de 3,8 litros.
Pedro decidiu pintar a parede da varanda de sua casa. Ele foi a uma loja de material de construções e o vendedor apresentou-lhe dois tipos de latas de tinta de mesma marca e qualidade, de acordo com sua pretensão:
* Lata I com 18 litros a R$ 159,00
* Lata II com 1 galão a R$ 36,50
Calcule qual das duas latas é mais econômica.