Um fabricante produz embalagens de volume igual a 8 litros no formato de um prisma reto com base quadrada de aresta a e altura h. Visando à redução de custos, a área superficial da embalagem é a menor possível. Nesse caso, o valor de a corresponde, em decímetros, à raiz real da seguinte equação:
As medidas da embalagem, em decímetros, são:
Questões relacionadas
- Física
A mola ideal, representada no desenho I abaixo, possui constante elástica de 256 N/m. Ela é comprimida por um bloco, de massa 2 kg, que pode mover-se numa pista com um trecho horizontal e uma elevação de altura h = 10 cm. O ponto C, no interior do bloco, indica o seu centro de massa. Não existe atrito de qualquer tipo neste sistema e a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2. Para que o bloco, impulsionado exclusivamente pela mola, atinja a parte mais elevada da pista com a velocidade nula e com o ponto C na linha vertical tracejada, conforme indicado no desenho II, a mola deve ter sofrido, inicialmente, uma compressão de:
- Matemática | 3.4 Modular
Considere as funções f e g dadas por f(x)=|x| e g(x)=x2 -3x, ambas de domínio real. O gráfico que melhor representa a função dada por f(g(x)) é
- Geografia | A. Globalização
Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul-americanas.
EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial.
In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica:
(re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Ñandeva ekuéry. “Todos os que somos nós”. É assim que os guaranis mbya se reconhecem coletivamente. Sua identidade é marcada pelo uso atual ou antepassado de tambeao (um tipo de veste de algodão), por seus hábitos alimentares e sua língua. Ser mbya é principalmente falar mbya. Estima-se que haja cerca de 7 mil falantes desta variação do guarani no país habitando comunidades na faixa litorânea que se estende do Espírito Santos ao Rio Grande do Sul. No final do ano passado, o mbya foi reconhecido pelo Iphan como Referência Cultural Brasileira, junto com o talina (idioma de imigração falado no Sul) e o asurini do trocará (oriundo de povos às margens do rio Tocantins).
Brasil de todas as línguas. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, nº 112, jan. 2015. VOT2022.
Quando os portugueses chegaram no Brasil, aos poucos, foram percebendo a diversidade étnica e cultural dos nativos. A colonização estabeleceu uma cultura predominante, no entanto o texto acima mostra a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre o fim da escravidão no Brasil é correto afirmar que: