A figura ilustra um corte histológico do intestino humano.
As microvilosidades são projeções _______ ;
já as vilosidades são projeções _______.
Ambas promovem o aumento da _________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 10. Conhecendo o Museu
Museus de todo o mundo
Materiais:
- Computadores conectados a internet;
- Projetor.
Atividade:
- Reúna os alunos no laboratório de informática para essa pesquisa em grupos de quatro alunos.
- Todos devem acessar o Google Art Project no endereço: <https://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project>.
- Acessem, no menu superior "Coleções".
- Nesse momento, cada grupo deve escolher um museu e pesquisar sobre ele: o tipo de obras que possui, quais chamam mais atenção, onde fica, etc.
- Ao final todos devem projetar para a turma o museu pesquisado e compartilhar informações.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Eu, Etiqueta
Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
[...]
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça até o bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordem de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. O Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. Adaptado.
Entre os recursos usados pelo poeta para tematizar o consumo está:
- História | 1. Introdução à História
Leia o texto a seguir.
O próprio sujeito de conhecimento tem uma história, a relação do sujeito com o objeto, ou, mais claramente, a própria verdade tem uma história.
(FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. 3.ed., Rio de Janeiro: NAU-PUC, 2002, p.8.)
Com base no teor do texto e na compreensão sobre a produção do conhecimento histórico, em nosso momento atual, assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 16. Sistema de Numeração Decimal
Marque a alternativa com o número indicado no ábaco usando nosso sistema de numeração:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la carta a continuación.
Estimado/a Sr./Sra.:
Nos ponemos en contacto con Ud. para comunicarle que el Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas y Nuclear (CPAN1 ) convoca la primera edición de Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! Esta actividad consiste en un taller práctico donde se propone a estudiantes de secundaria que se conviertan en físicos de partículas por un día y analicen datos del Gran Colisionador de Hadrones (LHC), el mayor acelerador de partículas del mundo que opera el Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN) en Ginebra, y que cuenta con una importante participación española.
El taller Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! se desarrolla en el marco de la Semana de la Ciencia el próximo mes de noviembre. La actividad incluye un ciclo de conferencias en los institutos de educación secundaria que los centros pueden solicitar durante el curso 2011‐2012.
Más información y registro: www.i‐cpan.es/eso [email protected]
Esperamos que esta información sea de su interés y contemos con su participación en esta actividad divulgativa.
Disponible en <https://www.i-cpan.es/media/presentacion_masterclass_CPAN.pdf>. Acceso el 15 de junio de 2019.
Marca la mejor despedida para la carta.