Um professor propôs a seus alunos que determinassem a altura da chaminé do Centro de Artes Chaminé, em Manaus.
Lembrando de suas aulas de óptica, alguns alunos colocaram, em um dia ensolarado, uma haste vertical de 1,2 m de comprimento ao lado da chaminé e, após medirem os comprimentos das sombras dessa haste e da chaminé, chegaram à conclusão de que a altura da chaminé era de 24 m.
Supondo que a haste tenha projetado uma sombra de 40 cm, o comprimento, em metros, da sombra projetada pela chaminé foi de
Questões relacionadas
- História | 5.9 Colonização da América
"Em trezentos anos, a rica montanha de Potosí queimou (...) oito milhões de vidas. Os índios eram arrancados das comunidades agrícolas e empurrados, junto com suas mulheres e seus filhos, rumo às minas. De cada dez que iam aos altos desertos gelados, sete nunca regressavam. Luís Capoche, dono de minas e de engenhos, escreveu que 'os caminhos estavam tão cobertos que parecia que se mudava o reino'. Nas comunidades, os indígenas viram 'voltar muitas mulheres aflitas, sem maridos, e muitos órfãos sem seus pais', sabiam que na mina esperavam 'mil mortes e desastres'. Os espanhóis percorriam centenas de quilômetros em busca de mão-de-obra. Muitos dos índios morriam pelo caminho, antes de chegar a Potosí (...). A conquista rompeu as bases daquelas civilizações. Piores consequências do que o sangue e o fogo da guerra teve a implantação de uma economia mineira."
(Galeano, E. VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA)
Durante a colonização da América espanhola predominou a escravidão indígena. De acordo com o texto, a forma de trabalho compulsório imposta aos indígenas era
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Aqui estou, como de outras vezes, para compartilhar as vossas comemorações e testemunhar o apreço em que tenho o homem de trabalho como colaborador direto da obra de reconstrução política e econômica da Pátria. [...]. A despeito da vastidão territorial, da abundância de recursos naturais e da variedade de elementos de vida, o futuro do país repousa, inteiramente, em nossa capacidade de realização. Todo trabalhador, qualquer que seja a sua profissão, é, a este respeito, um patriota que conjuga o seu esforço individual à ação coletiva em prol da independência econômica da nacionalidade. O nosso progresso não pode ser obra exclusiva do Governo, sim de toda a Nação, de todas as classes, de todos os homens e mulheres que se enobrecem pelo trabalho, valorizando a terra em que nasceram. BARROS, Edgard Luiz de. Getúlio!. São Paulo: Nankin, 2004. p. 97-98.
Enunciado:
a) Analise as relações entre Vargas e os trabalhadores no Brasil, destacando como ele procurava se apresentar a eles.
b) Identifique quais argumentos que Vargas usava para conseguir o apoio dos trabalhadores.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na
- Filosofia | 2.2 Clássica
Os sofistas, pela primeira vez na filosofia grega, desviaram o olhar da natureza e dirigiram-no mais amplamente para o homem; segundo, foram eles os primeiros a fazer do pensamento objeto de pensamento, dando início a uma crítica de suas condições, possibilidades e limites. E por último submeteram os padrões dos valores éticos a uma reflexão perfeitamente racional, com isso abrindo possibilidade de a ética ser tratada cientificamente, e de fazer-se dela um sistema filosófico coerente.
STÖRIG, H. J. História geral da Filosofia. Petrópolis: Editora Vozes, 2009 (adaptado).
Os sofistas ao desviaram o olhar da natureza e direcioná-lo para o homem contribuíram com o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Nesse ano, você estudou que as crianças têm direitos e deveres. Assinale a alternativa correta quanto aos direitos das crianças.