Presente em instalações elétricas, o disjuntor é um dispositivo de segurança cuja função é interromper a passagem de corrente elétrica quando sua intensidade supera um dado valor. Ele atua limitando o fluxo de elétrons que pode percorrer determinado condutor.
Sabendo que o módulo da carga elétrica elementar é 1,6 × 10–19 C, um disjuntor de 40 A deve permitir que, em um segundo, o maior número de elétrons que atravessa determinada secção transversal de um condutor seja
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Os lipossomas são formados por fosfolipídios. A parte hidrofílica é principalmente ácido fosfórico ligado a uma molécula solúvel em água, enquanto a parte hidrofóbica consiste em duas cadeias de ácidos graxos. Eles formam folhas lamelares quando dispersos em meio aquoso, alinhando-se de tal forma que o grupo de cabeça polar fica voltado para fora da região aquosa, enquanto os grupos de ácidos graxos se enfrentam formando estruturas esféricas chamadas de lipossomas. Os fosfolipídios são os principais componentes da membrana celular, portanto possuem excelente biocompatibilidade com propriedades anfifílicas.
YADAV et al. (2017) Liposomes for Drug Delivery. J Biotechnol Biomater 7: 276. DOI: 10.4172/2155-952X.1000276 (Adaptação).
A estrutura descrita no texto pode ser usada para
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
26. O livro didático menciona, antes de entrar propriamente na manifestação contemporânea de instalação, o espaço. E quando se fala de espaço logo pensamos na ocupação desse espaço e no conceito de bi e tridimensionalidade. Para melhor entender esses dois conceitos vamos realizar uma atividade de transformação do bidimensional no tridimensional.
A seguir leia e compartilhe o texto:
O que é bidimensional e tridimensional num desenho?
Um desenho, por ser realizado numa superfície plana, é totalmente bidimensional. A tridimensionalidade que o desenhista expressa é produto de séculos de convenção e sedimentação do conceito de linhas de ponto de fuga.
Por ser a representação pictórica uma conseqüência da assimilação de convenções culturais, é possível brincar com as leis que todos aceitam. Fazem isto os fotógrafos escolhendo ângulos inusitados para os seus planos de profundidade e o fazem os desenhistas e pintores rompendo as tradições renascentistas ao brincar com a noção de profundidade.
O artista que aproveitou genialmente as tensões conflituosas presentes na representação pictórica, resultantes da relação entre espaço e superfície plana foi Escher. Ele desde cede se viu confrontado com a situação de conflito que é própria de qualquer representação espacial: três dimensões têm de ser representadas na bidimensionalidade do plano.
Assim, Escher deu expressão ao seu próprio espanto sobre este fato, nas suas “gravuras de conflito”, investigando criticamente as leis da perspectiva, aceites desde a renascença, para a representação do espaço e encontra novas leis que ele ilustra nas suas gravuras de perspectiva.
A sugestão espacial sobre a superfície pode ir tão longe que sobre um plano são sugeridos mundos que não podem existir em três dimensões. A imagem aparece como projeção de um objeto tridimensional sobre uma superfície, porém, é uma figura que não poderia existir no espaço. Nesta categoria da obra de Escher vamos encontrar três grupos de gravuras:
- a) A essência da representação (conflito espaço-superfície);
- b) Perspectiva;
- c) Figuras impossíveis.
Para maiores informações sobre as possibilidades exploratórias da percepção tridimensional num espaço de representação 100% bidimensional, basta pesquisar no Google o verbete Escher, que foi o sobrenome de Maurits Cornelis Esher, para que você se depare com um mundo mágico de pássaros, dragões e répteis nascendo de planos em esboço, adquirindo a tridimensionalidade plena e se transformando em planos novamente, ao emergir no esboço que os criou, completando o ciclo bidimensional-tridimensional-bidimensional.
http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html
Explore esses dois conceitos em conversa sobre o assunto, peça aos alunos que levem imagens para que possam analisar e discutir a respeito e proponha aos alunos que elaborem em dupla, uma escultura feita de cartas de baralho, podendo aproveitar baralhos que estejam incompletos. Para a confecção do trabalho eles poderão usar cola quente para unir as peças que podem ser usadas como superfície plana ou curvadas de acordo com a criatividade. Ao final da execução pode-se colorir a peça com tinta spray.
Combine com a turma uma exposição dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para comprar marcador para quadro branco, uma escola fez uma pesquisa entre cinco tipos de marcadores recarregáveis disponíveis no mercado. Cada marcador traz em sua embalagem a duração média de uma carga, em número de aula, e o número máximo de cargas possíveis durante a vida útil do marcador. Essas informações foram registradas na tabela a seguir junto com o preço de cada marcador e o da sua respectiva carga.
I
II
III
IV
V
Duração média de uma carga, em número de aula
6
8
9
10
11
Número máximo de cargas
10
8
2
6
5
Preço do marcador já com uma carga
R$ 6,00
R$ 6,70
R$ 4,56
R$ 8,60
R$ 7,05
Preço da carga
R$ 2,00
R$ 2,70
R$ 3,00
R$ 3,20
R$ 3,60
A escola comprará o tipo de marcador que apresentar o menor custo por aula, considerando a vida útil do produto.
Nessas condições, o tipo de marcador para quadro branco que a escola comprará será o
Nessas condições, o tipo de marcador para quadro branco que a escola comprará será o
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Listen to your teacher spell a name, then mark the character.
Script for the teacher: D – A – N – D – A – R – A
- Língua Portuguesa - Fundamental
Observando o uso de figuras de linguagem no texto, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.
( ) O termo “papel” é uma metáfora para “planeta”, na tirinha.
( ) Ao dizer “este é o meu planeta”, a criança cria um paradoxo, já que não existiria um mundo só de crianças.
( ) A tirinha trabalha com antíteses: tanto o tamanho do adulto e da criança quanto seus pontos de vista se chocam.
( ) A fala da criança “eu vi você deixar cair o papel” é um eufemismo para “eu vi você jogar lixo no chão”.
( ) O termo “Coroa” é utilizado como uma personificação, que atribui características humanas a objetos inanimados.
A sequência CORRETA é