(ESCOLA NAVAL) Uma bolinha de aço é lançada a partir da origem e segue urna trajetória retilínea até atingir o vértice de um anteparo parabólico representado pela função real de variável real Ao incidir no vértice do anteparo é refletida e a nova trajetória retilínea é simétrica à inicial, em relação ao eixo da parábola. Qual é o ângulo de incidência (ângulo entre a trajetória e o eixo da parábola)?
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Um imenso trabalho dos Estados Unidos para produzir o perfil de 10 mil tumores chegou oficialmente ao fim. Iniciado em 2006 com um orçamento de US$100 milhões, o Atlas do Genoma do Câncer (TCGA, em inglês) se tornou o maior componente do Consórcio Internacional do Genoma do Câncer, uma colaboração de cientistas de 16 nações que descobriram quase 10 milhões de mutações relacionadas ao câncer. A pergunta é o que fazer a seguir. Alguns pesquisadores querem continuar a se concentrar no sequenciamento; outros preferem expandir seu trabalho para explorar como as mutações que foram identificadas influenciam o desenvolvimento e a progressão do câncer. (LEDFORD, 2015).
As mutações que ocorrem no material genético dos organismos têm como principal origem - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Esclareça o significado de monarquia hereditária.
Nos regimes republicanos, a sucessão do poder diferencia-se dos regimes monárquicos.
Comente essa diferença.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UTFPR) Algumas doenças podem ser transmitidas pelo ar, e uma das medidas para sua prevenção é melhorar a ventilação dos ambientes fechados. Assinale a alternativa que contenha apenas doenças que podem ser transmitidas pelo ar.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Texto I Dois viajantes e o urso Dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, à frente deles, um enorme urso surgiu do meio da vegetação. Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore. Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos. Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo e, então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente. O homem que estava em cima árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou: "Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?" "De fato, Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição, me deixa na mão..." Moral da História: A crise é o melhor momento para nos revelar quem são os verdadeiros amigos. Disponível em:<http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula_os_dois_viajantes.htm>. Acesso em: 02 jun. 2016. Texto II Dois amigos e o urso Iam os dois homens pela estrada quando um urso os atacou. Enquanto um deles caiu, o outro, em desabalada fuga, numa arvore subiu. O que ficou se fingiu de morto. O Urso o cheirou, mexeu, virou revirou, finalmente desistiu. Depois que o Urso sumiu, o outro, de volta, rindo, ao amigo perguntou: – Quando fuçou teu ouvido, O que o Urso falou? – Que nas horas de perigo, se conhece o falso amigo. LA FONTAINE, Jean de. O Cavalo e o Lobo e outras fábulas de La Fontaine; ilustrações Gustave Doré; tradução René Ferri. – São Paulo: Baú de Ideias, 2012. p. 24.
Enunciado:
Compare as duas fábulas e explicite a diferença entre elas no que diz respeito:
a) Á estrutura dos textos.
b) À apresentação da moral da história.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A tabela a seguir descreve características de seis tipos virais causadores de diferentes formas de hepatite.
Os tipos virais descritos na tabela anterior possuem em comum o(a)