Os radicais orgânicos são estruturas derivados de compostos orgânicos pela retirada de um ou mais átomos, podendo apresentar um ou mais elétrons livres. Entre os radicais orgânicos monovalentes, destacam-se os radicais alquilas e os arilas.
O radical orgânico correto é
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Leia o quadro abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir.
Uma das aplicações dos percloratos é o uso em foguetes de propulsão. O combustível sólido é preparado segundo a equação química abaixo:
São características dos não metais Cℓ, O e N:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509884
Leia o texto. A Lua no bolso Noticiário elaborado com telegramas da AP, UPI e AFP Exatamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do módulo lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra. “A porta está se abrindo” – disse Armstrong às 23h39. Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, começou a descer a escadinha do módulo, pisando sempre com o pé esquerdo. Quando alcançou o segundo degrau a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem. [...] Durante a descida, puxando um anel na fuselagem do módulo, Armstrong ligou uma câmera de televisão que transmitiu seu primeiro passo na Lua para a Terra. Armstrong disse ainda que “a superfície da Lua é fina e poeirenta, como carvão em pó sob meus pés. Posso ver as pegadas que minhas botas deixam nas finas partículas”. Comunicou que recolheu a primeira amostra e disse: “Agora vou tentar pegar uma pedra. Isso é muito interessante. A primeira impressão é de uma superfície muito branda. Mas agora parece ter muita consistência. Tentarei agora obter outra amostra”. [...] Nas imagens vindas da Lua podia-se ver como pano de fundo o escuro do espaço e luminosamente branca – em contraste – a superfície da Lua sobre a qual a imagem de Armstrong parecia um tanto difusa em branco e preto. [...] KAUFFMANN, Carlos; MOTA, Vinícius. Primeira página: Folha de S.Paulo. São Paulo: Publifolha, 2006. Adaptado. Glossário
Fuselagem – corpo da aeronave.
Difusa – cujos contornos não estão bem definidos.
Enunciado:
No primeiro parágrafo do texto, há as seguintes formas nominais:
I. descendo pela cabine do módulo lunar
II. depois de ter pousado na superfície do satélite natural
III. Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas
Como, respectivamente, são classificadas as formas nominais destacadas?
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Considerando-se as normas sanitárias defendidas pelas autoridades ao redor do mundo, o cartum tem objetivo de criticar a
Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Alguns especialistas em nutrição fizeram os cálculos referentes à porção ideal para consumo de alguns alimentos por semana, representados na tabela a seguir. Leia essas informações. Leitura e criação de gráficos e tabelas. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/leitura-e-criacao-de-graficos-e-tabelas>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
De acordo com a tabela, o alimento com maior valor calórico é
- História | 4. Patrimônio Cultural
Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a, “terra-floresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.
ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil
Socioambiental. São Paulo: ISA, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que