A figura ilustra uma lâmina histológica de um epitélio estratificado humano.
A camada superior, indicada pela seta, é formada por uma proteína de revestimento, denominada
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Adição
Ana estava resolvendo uma adição, mas parou no meio do cálculo para reler suas anotações do caderno, pois teve uma dúvida. Veja o ponto em que ela parou:
O resultado da adição que Ana está resolvendo é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
. Leia o texto sobre o Rio Amazonas. Em seguida, responda à questão.
São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010
AVENIDA AMAZONAS
Na floresta amazônica, a vida dos ribeirinhos segue o ciclo das águas
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL A SANTARÉM (PA)
Para ir à escola ou garantir o almoço, Ravel Marinho, 12, cruza a "avenida Amazonas". Essa "avenida", como o menino brinca de chamar, não fica numa grande cidade. É o imenso rio Amazonas, com uns 6.900 km de extensão.
Ravel mora no Paraná do Tapará, no interior de Santarém (PA). Habita a várzea, área que alaga no inverno, a época das chuvas. Vive por conta do ciclo das águas. "Enche tudo por aqui. Aí a gente fica sem pé, anda só de canoa."
Até o calendário escolar segue a cheia e a seca (no verão). As aulas vão de agosto a abril, quando os moradores da várzea aproveitam a terra para plantar. Depois chegam as férias, de maio a julho, justamente no inverno. É quando o Amazonas invade as casas dos ribeirinhos, que constroem marombas (passarelas de madeira sobre a água). Também se espalham cobras, jacarés e peixes - então, dá para pescar no próprio quintal!
Com a enchente, as galinhas vão morar no topo das árvores. Bois, vacas e cavalos são transportados de barco para regiões que não alagam. "Dá saudade de terra firme", conta Ravel. É por isso que, no verão, as crianças se juntam nos campinhos para jogar futebol ou pular macaca (amarelinha). Aproveitam o tempo de "pé no chão".
(COLABOROU BRUNO MOLINERO)
EXPEDIÇÃO PELAS ÁGUAS
POVO DO RIO
Ribeirinhos são aqueles que moram nas margens dos rios. Muitos termos usados na região vêm da forte relação que têm com as águas. Por exemplo, se alguém diz que está de "bubuia", quer dizer que está "boiando" (não entendendo nada do que acontece).
LÍNGUA DE PIRARUCU
Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu é um gigante que chega a medir três metros! Tem carne deliciosa. A língua do peixe é grandona e é usada como uma lixa perfeita. Os ribeirinhos usam essa língua-lixa para amaciar os piões feitos da goiabeira.
ÔNIBUS AQUÁTICO
É uma verdadeira aventura viajar pelos rios amazônicos nos recreios, que são embarcações que funcionam como ônibus. Vão parando de porto em porto. Os viajantes seguem o percurso balançando num emaranhado de redes coloridas.
RIO DENTRO DE CASA
Imagine ter um rio dentro de casa? É assim que vivem muitas famílias na época das chuvas. As águas dos rios vão se espalhando e invadem as casas sobre palafitas (estacas ou paus que sustentam as moradias sobre as águas).
VOU DE CANOA
Já bem pequenas, as crianças aprendem a pilotar canoas na Amazônia. Muitas remam quilômetros por rios para chegar à escola.
TUCUXI, O SALVA-VIDAS
Tucuxi é o nome do boto cinza que vive nas águas da Amazônia. Há muitas histórias sobre o boto. Os ribeirinhos contam que, quando há um naufrágio, os tucuxis empurram quem está se afogando para a superfície das águas. Será que é lenda?
BRINCAR DE FLECHAR
Crianças ribeirinhas não flecham só peixe: sabem flechar a água! Elas correm nos trapiches e se atiram na água como flecha. Outra brincadeira é a de se pendurar nos cipós das árvores e, depois, se jogar nas águas várias vezes, até cansar!
PLANTAS-BRINQUEDOS
Se canoas, recreios e bajarás (tipo de canoa com motor) são o principal meio de transporte pela Amazônia, eles também são presentes nas brincadeiras das crianças. Os meninos talham barquinhos em plantas que boiam, como a aninga.
(...)
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di02101003.htm. Acesso em 01 jun. 2011
Complete o quadro com 4 consequências que o ciclo das águas traz para a vida das pessoas.
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Uma grande pedra preciosa foi encontrada em um garimpo e está sendo polida para obtenção de uma única peça. Deve-se programar a máquina de controle numérico para realizar o corte que elimina as impurezas, obtendo uma forma ideal conforme descrito na configuração da máquina. O corte começa na altura ho e desce de acordo com a função h(x) que descreve a altura atingida pelo corte em função do tempo. Para configurar a máquina de controle numérico, deve-se indicar a altura em que o corte deve começar.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UEFS) As células que constituem o sistema imune atuam em conjunto de uma forma orquestrada para assegurar proteção ao corpo humano.
De acordo com os conhecimentos relacionados às características das células que compõem o sistema imunitário humano e seu modo de ação, pode-se afirmar:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas foram previstas por Maxwell em meados do século XIX, e sua comprovação experimental veio depois com os trabalhos de Hertz. Hoje em dia, são muito utilizadas na comunicação. Sobre as ondas eletromagnéticas, pode-se dizer que: