Darwin e Wallace foram os idealizadores da teoria evolutiva que norteia o estudo de toda a Biologia.
A ideia central da teoria elaborada por esses evolucionistas pode ser exemplificada pelo enunciado:
Questões relacionadas
- Química | A. Equilíbrio Químico
O craqueamento é uma reação química empregada industrialmente para a obtenção de moléculas mais leves a partir de moléculas mais pesadas. Considere a equação termoquímica abaixo, que representa o processo utilizado em uma unidade industrial para o craqueamento de hexano
H3C − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH3 (g) ↔ H3C − CH2 − CH2 − CH3 (g) + H2C = CH2 (g) ΔH > 0
Em um experimento para avaliar a eficiência desse processo, a reação química foi iniciada sob temperatura T1 e pressão P1. Após seis horas, a temperatura foi elevada para T2, mantendo-se a pressão em P1. Finalmente, após doze horas, a pressão foi elevada para P2, e a temperatura foi mantida em T2.
A variação da concentração de hexano no meio reacional ao longo do experimento está representada em:
- Matemática - Fundamental | 09. Figuras Geométricas Espaciais
Mariana desmontou uma caixa para fazer um molde e construir outras caixas iguais. Observe como ficou a embalagem desmontada.
Qual é a figura que representa a embalagem que pode ser montada com o molde que Mariana obteve?
- Sociologia - Fundamental | 5. Raça, Etnia e Desigualdade
Os dados a seguir mostram a evolução dos salários para os homens e para as mulheres nos últimos anos.
FOLHA DE S. PAULO, 28 set. 2013. p. C-10.
Enunciado:
Um exemplo de tratamento desigual entre os trabalhadores evidenciado pelos dados apresentados é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.3 Personificação ou Prosopopeia, Ironia e Gradação
Texto base: 3934746
Texto para a questão Com o mundo nas mãos Bernardo tem cinco anos, mas já sabe da existência do Japão. E aponta para o céu com o dedo: — É atrás daquele teto azul que fica o Japão. Tenho de explicar-lhe que aquilo é o céu, não é teto nenhum. — Mas então o céu não é o teto do mundo? — Não: o céu é o céu. O mundo não tem teto. O azul do céu é o próprio ar. O Japão fica é lá embaixo — e apontei para o chão: — O mundo é redondo feito uma bola. Lá para cima não tem país mais nenhum não, só o céu mesmo, mais nada. Ele fez uma carinha aborrecida, um gesto de desilusão: — Então este Brasil é mesmo o fim do mundo. Daqui pra lá não tem mais nada... Difícil de lhe explicar o que até mesmo a mim parece meio esquisito: o mundo ser redondo, o Japão estar lá embaixo, os japoneses de cabeça pra baixo, como é que não caem? Às vezes, andando na rua e olhando para cima, eu mesmo tenho medo de cair Na primeira oportunidade compro e trago para casa um mapa-múndi: um desses globos terrestres modernos, aliás de fabricação japonesa, feito de matéria plástica e que se enchem de ar, como os balões. O menino não lhe deu muita importância, quando apontei nele o Japão e a Inglaterra, o Brasil, os países todos. Limitou-se a fazê-lo girar doidamente, aos tapas, até que se desprendesse do suporte de metal. Logo se dispôs a sair jogando futebol com ele, não deixei. Consegui convencê-lo a ir destruir outro brinquedo, o secador de cabelo da mãe, por exemplo, que faz um ventinho engraçado — e assim que me vi só, tranquei-me no escritório para apreciar devidamente a minha nova aquisição. [...] SABINO, Fernando. Com o mundo nas mãos. In: Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979.
Enunciado:
O trecho que contém ironia é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la historieta de Condorito a seguir:
Explica qué se pasa en la viñeta. Observa que en el primer cuadro hay un reloj, ¿Qué horas son en él? Entonces, ¿a qué horas debería haber llegado Condorito en su trabajo?