O dicromato de potássio, usado na produção de corantes, vidros e colas, reage com o ácido clorídrico produzindo cloreto de cromo (III), cloreto de potássio, água e gás cloro.
Montando-se e balanceando-se a equação que representa essa reação, é correto dizer que
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UEFS) A figura representa a constituição cromossômica de um indivíduo, destacando os cromossomos de origem materna e paterna e algumas das possíveis combinações cromossômicas presentes em espermatozoides que ele pode produzir.
A análise das informações sob uma abordagem reprodutiva permite afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Coesão textual trata-se da ligação, da conexão entre as palavras de um texto por meio de elementos formais que assinalam o vínculo entre os seus componentes. A coesão textual pode se estabelecer por meio de diversos elementos linguísticos. Dentre esses elementos, os pronomes assumem grande relevância, principalmente, pelo fato de ser por meio deles que se faz a retomada do referente, isto é, aquilo a que o texto se refere. Todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados.
Considerando a definição de coesão e a leitura da crônica, o título Ela se refere ao
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UEG) Dentro de um cilindro com pistão móvel está confinado um gás monoatômico. Entre a parte superior, fixa, do cilindro e o pistão existe uma barra extremamente fina de metal, de comprimento Lo com coeficiente de dilatação linear α ligada por um fio condutor de calor a uma fonte térmica. A barra é aquecida por uma temperatura T que provoca uma dilatação linear ∆L empurrando o pistão que comprime o gás. Como a área da base do cilindro é A e o sistema sofre uma transformação isobárica a uma pressão π o trabalho realizado é igual a:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(BAHIANA) Uma abordagem evolutiva associada à diversificação de funções como as apresentadas pelo encéfalo permite concluir:
- Física | 1.2 Vetores
(UECE) Uma partícula puntiforme tem, em certo instante t, a velocidade, em m/s, dada por v0 = 1,0 i - 2,0 j + 5,0 k. Dois segundos depois, sua velocidade, em m/s, é dada por v2 = 4,0 i - 2,0 j + 1,0 k. No intervalo de tempo considerado, o módulo da aceleração média, em m/s², é: