Tem uma montanha rochosa na região onde o Rio Doce foi atingido pela lama da mineração. A aldeia Krenak fica na margem esquerda do rio, na direita tem uma serra. Aprendi que aquela serra tem nome, Takukrak, e personalidade. De manhã cedo, de lá do terreiro da aldeia, as pessoas olham para ela e sabem se o dia vai ser bom ou se é melhor ficar quieto. Quando ela está com uma cara do tipo "não estou para conversa hoje", as pessoas já ficam atentas. Quando ela amanhece esplêndida, bonita, com nuvens claras sobrevoando a sua cabeça, toda enfeitada, o pessoal fala: "Pode fazer festa, dançar, pescar, pode fazer o que quiser".
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
Relacionando a cultura de uma aldeia à natureza em que ela se situa, o narrador
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03. O solo e os seres vivos
Os solos configuram-se como um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas. Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa dizer que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas.
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formacao-dos-solos.htm. Acessado em 11/01/19.
Os solos são muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos porque
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
9. Materiais:
- Laboratório de informática
- Caderno de Arte para anotações
- Cartolina branca no tamanho A4 para desenho de projeto de instalação – uma por grupo
- Lápis grafite 2B – quatro por grupo
Desenvolvimento:
1 - A partir da página 35 do Livro de Arte, o conceito em evidência é a Instalação. Na página 49, temos a exposição de seu significado pelos autores.
2 - Relembre a importância da escolha de um espaço ideal para sua execução bem como da temática em torno da qual a instalação será composta.
3 - Na obra "Desvio para o Vermelho" do artista Cildo Meireles, apresentada no livro, na página 48, o artista escolhe objetos na cor vermelha e assim compõe o espaço de sua instalação.
4 - Proponha aos alunos conhecer outras obras desse artista. Para isto, divida a turma em grupos para que realizem uma pesquisa na qual estejam presentes as seguintes informações:
4.1 - A imagem de outra obra de Cildo Meireles.
4.2 - O significado da obra segundo pesquisas feitas a respeito dela com a sua respectiva descrição: materiais, dimensão, localização, etc.
4.3 - Percepções do grupo sobre a obra: críticas, curiosidades percebidas, significados despertados ao longo da pesquisa.
- 4 - Um esboço de uma possível instalação criada pelo grupo a partir do mesmo tema abordado por Cildo Meireles no referido trabalho pesquisado pelo grupo.
5 - Sugestões e referências bibliográficas:
5.1 - "Missões"
Disponível em: http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/cildo-meireles/cildo-meireles/. Acesso em: 12 set.2013.
5.2 - “Projeto Coca-Cola"
Disponível em: http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/cildo-meireles/cildo-meireles/. Acesso em: 12 set. 2013.
5.3 - "Babel"
Disponível em: http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/cildo-meireles/cildo-meireles/. Acesso em: 12 set. 2013.
5.4 - "Eureka"
Disponível em: http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/cildo-meireles/cildo-meireles/. Acesso em: 12 set. 2013.
5.5 - "Inmensa"
Disponível em: http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/168. Acesso em: 12 set.2013.
- Referências Bibliográficas:
Livros:
ANJOS, M. dos. (Org.) Babel / Cildo Meireles. Rio de Janeiro: ARTVIVA Editora, 2006; Vila Velha: Museu Vale do Rio Doce, catálogo de Exposição.
MEIRELES, C. Cildo Meireles / [textos de] Paulo Herkenhoff, Geraldo Mosquera, Dan Cameron. São Paulo: Cosac&Naify, MAM – SP e MAM – RJ, Catálogo de Exposição.
Web Sites:
ARANTES, P. Malhas da Liberdade: Entrevista com Cildo Meireles. Revista Princípios. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/museu/principios/anteriores.asp?edicao=64&cod_not=175.
PASSI, C. Artista plástico Cildo Meireles analisa trabalhos exibidos em Londres. JB Online. Publicado em 13/10/2008. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/10/13/e131023130.html.
EXHIBITIONS-Cildo Meireles. (14oct 2008 – 11 jan 2009) Tate Modern. Disponível em: http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/cildomeireles/default.shtm.
TEXTOS de Parede. Cildo Meireles. Instituto Cultural Inhotim. Disponível em: http://www.inhotim.org.br/arte/texto/de_parede/169.
6 - Aqui exemplos de esboços/rascunhos de dois projetos artísticos do artista americano Robert Smithson para servir de inspiração ao projeto a ser elaborado pelos alunos. Observe que ele desenha a ideia da obra com indicações de materiais:
Disponível em: http://www.robertsmithson.com/drawings/floating_island_128.htm. Acesso em: 13 set. 2013.
Disponível em: http://growingspace.wordpress.com/2009/08/16/robert-smithson-floating-island/robert-smithson1/. Acesso em: 13 set. 2013.
Disponível em: http://www.robertsmithson.com/drawings/spiral_hill_broken_circle_800.ht Acesso em: 13 set. 2013.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho de um romance e responda à questão.
O BLOG DA FAMÍLIA
[...] A nossa Ágata também é inglesa: uma buldogue albina de olhos verdes e de aparência te-ne-bro-sa. Outro dia, vieram uns caras entregar a máquina de lavar roupa que a Mãe de Todos tinha comprado. De repente, a Ágata, que estava presa no corredor, deu uma patada na porta e, curiosa, sentou bem no meio do caminho, com aquela cara de "vou pular no seu pescoço". Os coitados dos entregadores entraram em pânico e foi um custo para a Sonhadora explicar que a cachorra é mansa, ao que um deles replicou entre dentes: "Sei. Mas, se você não prender essa fera, vou dar no pé agora mesmo". De certa forma, o cara estava coberto de razão: adiantava dizer para ele que a Ágata é tão preguiçosa que só abre um olho de cada vez? Se botarem uma preguiça e a Ágata para disputar uma corrida, é capaz de a preguiça ganhar. Depois, convenhamos, tem serial killer que nem parece assassino – pedaços de gente guardados na geladeira, e ele com aquela cara de anjo barroco... [...] Giselda Laporta Nicolelis. O blog da família. São Paulo: Atual, 2007. p.11
Na frase “[...] adiantava dizer para ele [...]”, a quem o pronome ele se refere?
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
"O período regencial que se iniciou em 1831 teve no Ato Adicional de 1834 um alento de abertura e um ensaio de um regime menos centralizado. Para os monarquistas conservadores, a Regência foi uma 'verdadeira' república, que mostrou sua ineficiência. Tal período é caracterizado como sendo de crise."
Segundo o texto, pode-se dizer que a crise ocorreu porque:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e analise as imagens a seguir.
Judaísmo é o nome dado à religião e à cultura do povo judeu, serviu também de base para outras grandes religiões, através dos ensinamentos do livro sagrado nas sinagogas.
Caracterize, em linhas gerais, os fundamentos do livro sagrado e os cultos judaicos.