Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais estão representados uma circunferência de centro M, que passa pelo ponto O(0, 0), e um triângulo retângulo ABC, cujos vértices são determinados pelos pontos A(1,1), B(1,3) e C(3,1), conforme figura.
Sendo M o ponto médio do segmento BC, a área da região destacada em azul na figura é igual a:
Questões relacionadas
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
Um decorador utilizou um único tipo de transformação geométrica para compor pares de cerâmicas em uma parede. Uma das composições está representada pelas cerâmicas indicadas por I e II.
Utilizando a mesma transformação, qual é a figura que compõe par com a cerâmica indicada por III?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em: http://mundo-de-ideias.blogspot.com.br/2010/07/mafalda acesso 16/07/12
Na tirinha acima, a personagem Mafalda ironiza a
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Laboratório de informática
- Programa Paintbrush
- Câmera digital – para o professor
Desenvolvimento:
1 – Anunciar que a aula de arte será no laboratório de informática.
2 – Chegando lá, perguntar às crianças se conhecem o programa Paintbrush ou paint.
3 – Orientar os alunos, com ajuda do monitor do laboratório, quanto ao uso do paint para realizar desenhos, sobretudo fazendo uso do baldinho de tintas. No paint a pintura é feita com esta ferramenta.
4 – A partir daí, deixar que as crianças experimentem várias possibilidades no computador.
5 – Cabe ao professor fotografar os resultados mais interessantes para impressão e exposição no mural da escola.
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Aprendemos em nossas aulas que, no século XV (época em que os portugueses chegaram ao território em que hoje se situa o Brasil), havia diferentes povos no mundo, com culturas e características bastante diferentes entre si.
Sabemos, por exemplo, que a ______(1)_______ era formada por diferentes países governados por reis e cujas sociedades eram formados por nobres, religiosos e camponeses, entre outros. Os povos desses países eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de um único deus – no caso, o Deus cristão.
Por sua vez, havia uma extensa região do mundo conhecida pelos europeus como “Oriente”, que incluía uma parte da ______(2)______, a China, a Arábia e a Índia, entre outros países e impérios.
Além dos povos desses continentes, havia também na _______(3)_______ outros grupos humanos que se caracterizavam por serem politeístas, havendo entre eles normalmente dois chefes, um político e outro espiritual. Esses grupos tinham também suas diferenças, pois alguns eram nômades e, outros, sedentários.
As lacunas (1), (2) e (3) podem ser preenchidas respectivamente pelos seguintes continentes:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(ACAFE) Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas que atuam como “mensageiros químicos” entre células, tecidos e órgãos.
Em relação aos hormônios vegetais, correlacione as colunas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: