Observe a figura abaixo que representa uma blástula.
Com relação à figura, é correto afirmar que o número __________ corresponde à __________ que dá origem __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 04. To Be: Simple Past (Passado Simples: Verbo To Be)
Choose the correct alternative.
We _____ at school and they _____ in the office.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Ai se sêsse
Se um dia nois se gostasse
Se um dia nois se queresse
Se nois dois se empareasse
Se juntim nois dois vivesse
Se juntim nois dois morasse
Se juntim nois dois drumisse
Se juntim nois dois morresse
Se pro céu nois assubisse
Mas porém se acontecesse De São Pedro não abrisse
A porta do céu e fosse Te dizer qualquer tulice
E se eu me arriminasse E tu cum eu insistisse
Pra que eu me arresolvesse E a minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse Tarvês que nois dois ficasse
Tarvês que nois dois caísse E o céu furado arriasse
E as virgi toda fugisse ZÉ DA LUZ.Cordel do Fogo Encantado. Recife: Álbum de estúdio, 2001
O poema foi construído com formas do português não padrão, tais como "juntim", "nois", "tarvês". Essas formas legitimam-se na construção do texto, pois:
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFSUL) Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?
Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente
No final de maio, Pernambuco se tornou o mais novo Estado brasileiro a proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula. A lei sancionada no estado nordestino 1vai ao encontro de normas semelhantes adotadas no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, entre outros. 2Também em maio, uma pesquisa publicada pela London School of Economics and Political Science (LSE) revelou que as escolas britânicas que baniram os celulares registraram um aumento de 6% no desempenho de seus alunos. Segundo o estudo, os aparelhos seriam uma causa de distração dos estudantes.
3No entanto, professores e pesquisadores acreditam que, em vez de proibir, as escolas deveriam usar os dispositivos móveis como ferramenta pedagógica. É o caso do professor de Física, de Minas Gerais, André Parreira. Mestre em tecnologia educacional, ele trabalha na capacitação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. “É preciso reconhecer o celular como parte da vida do aluno, e não pode haver um abismo entre a vida e a escola. A questão é ter um projeto pedagógico.”
4Além da questão utilitária, o aparelho também pode ser um fator de motivação dos estudantes, defende o psicopedagogo Eugênio Cunha, professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense. Para ele, a questão é saber motivar a turma. “Posso até proibir o celular, mas será que eu vou propor uma aula mais atraente? Acredito que disciplinar seja mais eficiente do que proibir.” 5Segundo Cunha, o professor deve “ocupar” o aparelho, propondo atividades e fazendo com que os estudantes saibam que, em outros momentos, o aparelho precisará ser guardado. [...]
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html. Em 15 jul. 2015.
A expressão “vai ao encontro de” (ref. 1), poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por
- Ciências - Fundamental | 06. Sistema Nervoso
Observe a figura abaixo.
Durante o processo demonstrado na figura,
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Leia o texto a seguir.
O rangido, o barulho penetrante das polias, o som continuo dos martelos, a energia incessante dos homens mantendo todas aquelas máquinas em movimento formavam um conjunto tão interessante quanto inédito. A noite é tão cheia de fogos e luzes que, quando vemos a distância, ali uma incandescente massa de carvão, lá flamas dardejantes saltando dos altos-fornos, quando ouvimos os pesados malhos percutindo as bigornas ecoantes e o apito estridente das bombas de ar, ficamos sem saber se estamos apreciando a erupção de um vulcão ou se fomos miraculosamente transportados para as furnas de Vulcano [...].
HEILBRONER, Robert L. A formação da sociedade econômica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 108. (Fragmento)
O relato revela que o processo de industrialização que se consolidou no continente europeu durante o século XIX