O termo 'superbactérias' é atribuído às bactérias que desenvolvem resistência a, praticamente, todos os antibióticos. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses micro-organismos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético.
(Ciência Hoje, n.º 287, novembro de 2011)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de biologia, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Além de apanhar e sair das lutas com muitos hematomas, os atletas que praticam MMA (Mixed Martial Arts) exibem certa particularidade estética que, muitas vezes, impressiona quem não está acostumado com o esporte: as orelhas deformadas. De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite”. O cirurgião plástico Alexandre Barbosa, da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, afirma que isso ocorre porque com os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas, contra o chão, o braço do adversário, e outros, aparecem hematomas entre a cartilagem e o pericôndrio, tecido que fica entre a pele e a cartilagem e que é responsável pela nutrição da região. “É comum a inflamação naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma 'nova' cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, esse aspecto se torna inevitável”, explica.
Adaptado de: <http://saude.terra.com.br/doencas-etratamentos/entenda-por-que-orelhas-dos-lutadores-ficam-deformadas,7eef6dd57f167310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. .Acesso em: 20.09.2014
No texto, o termo pericondrite diz respeito a uma inflamação no pericôndrio. Que tecido forma o pericôndrio?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Um indivíduo foi submetido a uma intervenção cirúrgica em que foi removida a metade do seu intestino delgado. Após alta hospitalar, o paciente passou a perder peso rapidamente em virtude da má absorção de nutrientes.
A estrutura celular perdida durante esse processo cirúrgico que comprometeu a absorção de nutrientes é denominada:
- Geografia | 3.4 Clima
(UPE) Leia a frase a seguir:
Mesmo um pequeno aumento na temperatura da superfície oceânica pode transformar mais perturbações tropicais em furacões, além de tornar uma tempestade já em andamento mais intensa e aumentar sua precipitação.
Sobre essa frase, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha.
II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional.
III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica.
IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte.
V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(MACKENZIE) Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(UTFPR) Leia o texto e assinale a alternativa correta.
“A história de nossa civilização ocidental tem origem no Oriente, por volta de 3000 anos a.C. Certos povos já haviam descoberto a escrita e tinham chegado a um sistema complexo de vida. Desenvolviam diversas atividades organizadas de trabalho, no campo e nas cidades. Tinham uma forma definida de governos e leis (...) tinham, enfim, uma cultura. É o que chamamos civilizações.”
(Hollanda, S. B. A História da Civilização, São Paulo, 1975, p. 11.)