Seja a função f: dada por f(x) = px – 7, em que p é uma constante real. Em um plano cartesiano, o gráfico de f intersecta o gráfico da função g:
dada por g(x) = –2x + 11
no ponto de abscissa x = 3. O valor da constante p é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Para resolver a questão, leia o texto.
O combate ao trabalho infantil é para o Governo brasileiro uma questão de direitos humanos. O tema está na agenda da política social do país, constituindo um desafio tanto para o Governo quanto para a sociedade. O trabalho infantil deve ser eliminado. A infância e a adolescência merecem especial atenção das políticas sociais como etapas do ciclo de vida que devem ser destinadas primordialmente à educação e à formação dos indivíduos. A questão do trabalho infantil é complexa. O problema está associado, embora não esteja restrito, à pobreza, à desigualdade e à exclusão social existentes no Brasil. Importam nessa questão não apenas os números a respeito da inserção precoce das crianças na força de trabalho, mas também a natureza desse trabalho, em especial as condições em que se realizam e os riscos e abusos a que as crianças estão submetidas ao exercê-lo.
Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5645/O-trabalho-infantil>. Acesso em: 08 mar. 2013.
Durante a Revolução Industrial, a mão de obra infantil foi amplamente explorada pelos proprietários de fábricas. Caracterize o trabalho das crianças nas fábricas, utilizando argumentos históricos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/page/2>. Acesso em 21 out. 2015.
Enunciado:
Explique o valor argumentativo dos recursos multimodais da tirinha para o entendimento do texto, levando em consideração a expressão “pé de coelho”.
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(IFPE) Diversas são as estratégias de adaptação de uma espécie aos distintos ecossistemas do planeta Terra. Dentre essas, citam-se: a camufl agem, definida como uma propriedade dos membros de uma espécie apresentarem uma ou mais características que os assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por espécies com as quais interagem, sejam elas predadoras ou presas; e o mimetismo, no qual duas espécies diferentes assemelhamse em certas características, o que constitui uma vantagem para uma ou para ambas em relação a outra ou a outras espécies. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia: biologia das populações. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. 486 p.
I. O urso polar, na neve, com pelo branco exuberante, é confundido com o ambiente gelado. Assim, representa um perigo para as suas presas, além de se proteger dos seus predadores.
II. A borboleta vice-rei (Limenitis archippus), de sabor supostamente agradável aos pássaros, é confundida devido à enorme semelhança, com a borboletamonarca (Danaus plexippus), extremamente tóxica.
III. O inseto bicho-folha é tão parecido com uma folha que até as nervuras de suas asas lembram as nervuras foliares.
IV. A coruja-do-ártico entre troncos, gravetos e muita neve é muitas vezes imperceptível aos olhos de suas presas.
V. Existem espécies de coral-falsa que não são venenosas e, naturalmente, são confundidas com as coraisverdadeiras inoculadoras de veneno.
São exemplos de camufl agem apenas as afirmativas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe a figura a seguir.
A imagem construída a partir da figura original, na qual se pode observar simetria axial em relação à reta r, é:
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Texto base: Leia o texto e complete as lacunas. Nossa galáxia Qual é o nosso endereço? No universo existe um número gigantesco de estrelas, sistemas de estrelas e sistemas planetários. Os sistemas de estrelas são compostos por estrelas que giram em torno de outras. Nos sistemas planetários, são os planetas que giram em torno de estrelas. Para nós, a estrela mais importante é (1) ___________, centro do nosso sistema planetário, que chamamos de Sistema Solar. Em torno desta estrela orbitam oito (2) _____________: Mercúrio, Vênus, (3) _____________, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além de no mínimo 61 satélites, milhares de asteroides e cometas. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/>. Acesso em: 18 out. 2014 (Fragmento).
As palavras que completam as frases são: