A fotografia mostra um avião bombardeiro norte-americano B52 despejando bombas sobre determinada cidade no Vietnã do Norte, em dezembro de 1972.
Durante essa operação, o avião bombardeiro sobrevoou, horizontalmente e com velocidade vetorial constante, a região atacada, enquanto abandonava as bombas que, na fotografia tirada de outro avião em repouso em relação ao bombardeiro, aparecem alinhadas verticalmente sob ele, durante a queda. Desprezando a resistência do ar e a atuação de forças horizontais sobre as bombas, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIFACS)
A figura representa uma esfera eletrizada com a carga Q igual 3,0.10-8C que se encontra fixa no vácuo, e uma partícula eletrizada com a carga q igual a 2,0.10-10C e com massa igual a 3,0.10-20kg que se encontram no ponto B da região de um campo elétrico gerado pela carga Q. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é igual a 9,0.109N.m²/C2 as distâncias entre os pontos AB e BC são, respectivamente, iguais a 10,0cm e 50,0cm, a ordem de grandeza do módulo da velocidade da partícula no ponto C, após ser abandonada a partir do repouso do ponto B, em km/s, é de, aproximadamente,
- Química | A. Plana
(UECE) Isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, o rearranjo dos átomos difere em cada caso.
Observe as estruturas apresentadas a seguir, com a mesma fórmula molecular C4H10O.
Assinale a opção em que as estruturas estão corretamente associadas ao tipo de isomeria.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Medicina especial
Médicos não nascem prontos, precisam ser treinados. E, como lidam com um dos bens mais preciosos de cada indivíduo, a própria saúde, garantir que sua formação seja adequada torna-se de relevante interesse social. Infelizmente, no Brasil, essa preparação não ocorre até o momento de forma satisfatória.
Uma fase vital no treinamento do médico é a residência. É nesse período – em geral, de dois a cinco anos – que ele aprende a pôr em prática a formação teórica recebida nos seis anos da graduação. Aí também ele desenvolve a capacidade de reconhecer os casos graves em situações do mundo real e, se for um cirurgião, adquire a confiança necessária para operar.
Lamentavelmente, faltam vagas de residência em todo o país. Em especial nas regiões mais afastadas dos grandes centros.
Dados compilados no estudo “Demografia Médica no Brasil – 2”, encomendado pelo Conselho Federal de Medicina e coordenado por Mário Scheffer, mostram que é alto o número de profissionais que não cursaram residência médica nem obtiveram título de especialista através de prova específica. Nessa categoria de “generalistas” estão mais de 180 mil dos 388 mil médicos que atuam no país, ou 46%.
É preciso, porém, relativizar essa cifra. O número inclui tanto profissionais jovens, que ainda não tiveram tempo de concluir sua formação, quanto aqueles mais velhos, sobreviventes de tempos em que a especialização não era considerada importante.
Se considerado somente o universo de médicos com idade entre 30 e 60 anos, o índice de generalistas cai para pouco mais de um terço. Verifica-se ainda que nas faixas etárias imediatamente posteriores aos 30 anos cresce a proporção dos titulados, o que aponta tendência de paulatina redução na quantidade de médicos com formação menos completa.
Constata-se assim que a formação dos médicos brasileiros está melhorando. Porém, como há ainda carência de profissionais realmente bem preparados, é essencial que se invista mais em todos os elos da rede de capacitação desses profissionais de saúde no Brasil.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/1237412-editorial-medicina-especial.shtml>. Acesso em: 17 fev. 2014. Adaptado.
O autor relata diversos fatos em seu texto. No entanto, em alguns trechos, ele emite a sua opinião, o que ocorre em
- Matemática | 12.4 Outras Funções
O determinante da matriz é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe el significado de los símbolos de la ciudad.