Gustavo tem duas contas correntes bancárias, A e B. Fazendo cálculos, ele constatou que se depositar R$ 1.260,00 na conta B, esta passará a ter um saldo correspondente ao dobro do saldo da conta A. Entretanto, se depositar R$ 1.260,00 na conta A, ambas ficarão com saldos iguais.
Originalmente, as duas contas têm, juntas, um total de
Questões relacionadas
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Se os números √7 3√7 6√7 , e são, nesta ordem, os três primeiros termos de uma progressão geométrica, então o termo seguinte desta progressão é
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Os esgotos domésticos são, em geral, fontes do íon tripolifosfato (P3O105−, de massa molar igual a 253 g mol−1), um possível constituinte dos detergentes. Esse íon reage com a água, como mostra a equação a seguir, e produz o íon fosfato (PO4 3−, de massa molar igual a 95 g mol−1), um contaminante que pode causar a morte de um corpo hídrico. Em um lago de 8 000 m3, todo o fósforo presente é proveniente da liberação de esgoto que contém 0,085 mg L−1 de íon tripolifosfato, numa taxa de 16 m3 por dia. De acordo com a legislação brasileira, a concentração máxima de fosfato permitido para água de consumo humano é de 0,030 mg L−1.
P3O10 5− (aq) + 2 H2O (l) → 3 PO4 3− (aq) + 4 H+ (aq)
O número de dias necessário para que o lago alcance a concentração máxima de fósforo (na forma de íon fosfato) permitida para o consumo humano está mais próximo de
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Identificando as cores
Materiais
- Pincéis
- Tintas de cores primárias (magenta, ciano e amarelo) e tinta branca e preta
- Papel com gramatura para pintura
- Panos de limpeza e água
- Potes descartáveis ou godês para a mistura de cores
- Fita crepe
- Materiais ou objetos que serão utilizados na observação (folhas de árvores, papéis e tecidos coloridos, entre outros)
Procedimentos
1.º Professor, para a realização da atividade, providencie materiais a fim de que os alunos identifiquem as cores que os compõem. Por exemplo, recolher uma pequena quantidade de folhas de árvores, retalhos de tecidos e papéis coloridos para o trabalho de observação das cores primárias contidas neles. O ideal é que esses materiais não sejam de cores primárias puras, mas uma mistura delas, o que aumenta o desafio.
2.º Divida a sala em grupos e distribua o material para a observação.
3.º Solicite que cada grupo identifique oralmente quais são as cores primárias que constituem aquele objeto.
4.º A seguir, todos devem reproduzir a(s) cor(es) identificada(s), por meio da mistura das tintas disponíveis, sobre o papel
5.º Exponha as pinturas juntamente com os materiais usados na observação, para que todos possam ver as experimentações.
- Biologia | A. Digestão
A língua, os dentes e a produção de saliva atuam nas primeiras etapas da digestão dos alimentos formando o bolo alimentar que, posteriormente, será deglutido, como pode ser evidenciado pelas ilustrações a seguir.
Sobre os mecanismos representados nas ilustrações, assinale a alternativa correta.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Dentre os documentos históricos, a literatura tem importante valor para a compreensão histórica de determinados povos, pois expressam valores sociais e culturais e relatam cotidianos reveladores da realidade histórica. Assinale a alternativa INCORRETA.