Um dado honesto de seis faces, numeradas de 1 a 6, será lançado três vezes.
Sendo S a soma dos números obtidos nesses três lançamentos, a probabilidade de a soma S ser igual a 15 ou igual a 16 é
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
De acuerdo con el texto, es hábito para los argentinos
- Geografia | 3.3 Solo
A figura acima ilustra o (a)
- Ciências - Fundamental | 03. O solo e os seres vivos
Os solos configuram-se como um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas. Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa dizer que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas.
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formacao-dos-solos.htm. Acessado em 11/01/19.
Os solos são muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos porque
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Carla adora cinema. Ela consultou os horários das sessões e a duração dos filmes que serão exibidos nas salas de um cinema neste feriado para assistir com sua irmã Paula.
a) Carla vai assistir ao filme da Branca de Neve e depois ao Pinóquio. Quanto tempo ela terá de esperar entre uma sessão e outra?
b) Paula chegou ao cinema às 14 horas. Qual dos filmes ela poderá assistir?
c) Quando o filme Pinóquio terminar, que horas serão? Desenhe as horas no relógio:
Disponível em: Disponível em: colorir-desenho.com. Acesso em: 10 dez. 2015
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Até recentemente, a NASA enfrentou uma aguda escassez de plutônio, o que comprometeu suas futuras missões ao espaço incomensurável. Em 2013, o Departamento de Energia dos EUA anunciou, após uma pausa de 25 anos, que reiniciaria a produção de plutônio-238, a espinha dorsal das baterias nucleares de longa duração, que têm alimentado numerosas missões desde 1969. A escassez de plutônio mais o pequeno estoque existente mal atendem às missões planetárias para as gélidas luas de Júpiter e Saturno, planejadas para a próxima década. Por essa razão, a NASA tem estudado alternativas e, recentemente, demonstrou interesse em uma tecnologia que tem propulsionado torpedos da Marinha dos EUA.
A Marinha começou a experimentar com os chamados Sistemas de propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) na década de 1920, mas foi só nos anos 1980 que engenheiros da Universidade da Pensilvânia adaptaram a tecnologia para ogivas capazes de ir rápido e fundo o suficiente em sua caça a submarinos soviéticos. O sistema SCEPS aproveita a reação química de dois reagentes que permanecem armazenados e separados até serem necessários. Em torpedos, o sistema normalmente mantém sua energia em reserva como um bloco sólido de lítio e um tanque do gás inerte hexafluoreto de enxofre. Quando acionada, a reação dos dois materiais gera calor, que gira a turbina a vapor da arma para produzir milhares de quilowatts (kW) de energia.
O engenheiro de sistemas espaciais da Universidade da Pensilvânia propôs uma missão de demonstração para Vênus, onde uma sonda robótica de pouso, alimentada pelo sistema SCEPS, aproveitaria o dióxido de carbono atmosférico do planeta para reagir com o lítio. O calor resultante poderia acionar um gerador elétrico para produzir energia equivalente a cerca de três lâmpadas, uma reserva, ou receita considerável para missões espaciais. (HSU, 2015, p. 16).
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Os geradores químicos tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes. A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes. Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar: