Assim como ocorre em animais, o teste de DNA pode ser utilizado para a identificação da paternidade de árvores. Quando os pais de uma árvore juvenil são identificados em uma floresta, é possível calcular a distância entre pais e filhos. As distâncias percorridas pelo pólen e pela semente que deram origem ao juvenil correspondem, respectivamente, à distância entre:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Leia o texto e responda as letras a e b.
a) Qual foi o primeiro motivo da chegada dos imigrantes ao Brasil?
b) Qual foi o segundo motivo principal?
- Ciências - Fundamental | 05. Reprodução Assexuada
Leia atentamente o texto abaixo.
Em 2001, em um zoológico nos Estados Unidos, cientistas viram nascer um tubarão-martelo especial: o filhote tinha sido gerado apenas pela mãe, que não teve contato com nenhum macho de sua espécie. Era um filhote sem pai – um caso curioso que chamou a atenção dos estudiosos. Em 2015, mais uma novidade, desta vez nos oceanos: foi registrado um caso semelhante, mas em ambiente natural. A espécie da vez foi o peixe-serra-de-dentes-pequenos ( Pristis pectinata), uma raia criticamente ameaçada de extinção.
A maioria dos vertebrados se reproduz de forma sexuada [...]. No entanto, na natureza, alguns grupos animais apresentam formas de reprodução assexuada, ou seja, sem a contribuição de indivíduos de diferentes sexos para que os filhotes nasçam. Uma dessas formas é a partenogênese, em que ocorre o crescimento e desenvolvimento de um embrião sem que a fêmea seja fertilizada pelo macho.
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/sem-pai
Acesso em: 27 jan. 2017. Adaptado.
Sobre o tipo de reprodução do tubarão-martelo observado pelos cientistas no zoológico, podemos afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Gênero, número e grau dos substantivos
Texto base: Leia as palavras a seguir.
A) No quadro anterior, você tem exemplos de substantivos simples e compostos. Separe-os em dois grupos, de acordo com a indicação.
B) Escolha três substantivos compostos que não são separados por hífen e construam frases.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto.
No trecho “— Ai, ui, ui, ai. Será que vou aguentar?” (l. 2) as palavras em destaque indicam que o jacaré está:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
A chamada União das Coroas Ibéricas (1580–1640) consistiu no domínio do Reino de Castela sobre o de Portugal. Naquele momento, os reis da dinastia dos Habsburgos, Felipe II, III e IV, subjugaram toda a Península Ibérica, e Madri tornou-se capital dos vastos impérios coloniais português e espanhol, reduzindo a importância e o status da cidade de Lisboa. Sobre esse período, considere as seguintes afirmativas:
1. O domínio castelhano da Península Ibérica, idealizado por séculos, teve lugar graças à guerra movida pelo Habsburgo Felipe II contra o Rei Dom Sebastião, da casa dinástica de Avis, que então detinha a Coroa portuguesa.
2. O controle holandês sobre o Nordeste açucareiro (1630–1654) constituiu um resultado direto do controle de Castela sobre Portugal, como consequência da dificuldade castelhana de controlar militarmente tanto o império espanhol como o português.
3. Várias instituições e repartições administrativas, eclesiásticas e judiciárias foram criadas, visando uma maior aproximação entre o Brasil e Castela. Entre tais repartições e instituições, estão o Conselho de Índias, mais tarde Conselho Ultramarino, as Visitações do Santo Ofício às partes do Brasil e o Tribunal Superior da Relação, criado na Bahia em 1609.
4. A restauração e consolidação de uma nova dinastia detentora da Coroa portuguesa, a de Bragança, decorreram de um tratado de paz firmado entre Madri e Lisboa, o qual pôs fim pacificamente à dominação castelhana da parte lusa da Península Ibérica.
Assinale a alternativa correta.