Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é
determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
TEXTO:
UMA MENINA CHAMADA CHAPEUZINHO AZUL
Aposto que você adivinhou que essa menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Azul era irmã daquela outra menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Vermelho.
As duas meninas ganharam seus chapeuzinhos no mesmo dia. Foi no Dia da Criança de mil seiscentos e me esqueci. Elas gostaram tanto de ganhar seus chapeuzinhos que até se esqueceram de ficar bravas porque não tinham ganhado as bonecas que tanto queriam.
Esses chapeuzinhos na verdade eram duas capinhas com capuz, mas todo mundo conhece a história da menina que ganhou a roupinha vermelha como “Chapeuzinho Vermelho”, então vamos fingir que as capinhas com capuz eram chapeuzinhos, está bem?
Naquele dia em que a menina do chapeuzinho vermelho saiu de casa para levar doces para a vovozinha que estava doente e se encontrou com o lobo etc. e tal, a irmã dela ficou em casa. Ela passou o dia todo no quarto porque estava com gripe.
Ninguém nunca ouviu falar na Chapeuzinho Azul porque ela nunca teve um dia tão agitado como o da irmã dela. Ninguém nunca ouviu falar também do pai das duas meninas porque quando a Chapeuzinho Vermelho foi pela estrada afora bem sozinha, o pai dela estava na cidade, que ficava não muito ali por perto. Ele saía de casa todo dia bem cedinho e só voltava de noite. Porque trabalhava, junto com muitos outros homens, na construção de uma ponte que estava sendo feita sobre um grande rio.
Ninguém nunca ficou sabendo também que a Chapeuzinho Vermelho tinha uma outra avó. Isso é fácil de imaginar, porque afinal as crianças geralmente têm duas avós, a mãe da mãe e a mãe do pai. Essa outra avó era mãe do pai. Aquela que quase virou comida de lobo era a mãe da mãe.
Essa outra avó das Chapeuzinhos se chamava Iolanda, mas todo mundo a chamava de Vó Gorda, você pode imaginar por quê. Ela não se importava com esse apelido, e até achava graça. Então a Vó Gorda saiu lá da casinha dela com uma cestinha de doces para levar para a Chapeuzinho Azul que, como eu já contei, estava gripada, coitadinha. No caminho para a casa da netinha, a avó se encontrou com um lobo. Um lobo tão Lobo Mau quanto aquele que enganou a Chapeuzinho Vermelho. E esse outro Lobo Mau tentou enganar a Vó Gorda, dizendo para ela ir pelo caminho da floresta. Mas como ela não era boba, foi pelo caminho mais curto e chegou antes do Lobo Mau. E quando ele chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul e a avó dela, deu de cara com o pai das meninas, que já tinha voltado do trabalho. Ele estava esperando pelo lobo na frente da casa com sua espingarda em punho. Lá dentro a Chapeuzinho Azul, a mãe dela e a Vó Gorda espiavam pela janela e riam.
O lobo, que era tão Lobo Mau quanto o outro, mas também tão esperto quanto a Vó Gorda, quando viu a espingarda, deu um tchauzinho de longe e deu no pé. Na noite desse mesmo dia, a Chapeuzinho Vermelho chegou acompanhada pelo caçador e contou sua aventura. Foi por isso que os pais das meninas nunca mais deixaram as duas andarem sozinhas pela floresta.
Depois do jantar, as duas irmãs pediram para comer os doces que a Vó Gorda tinha trazido em sua cestinha. Mas ela deu uma gargalhada e confessou que tinha ficado com fome no caminho e foi beliscando, beliscando, beliscando e, quando chegou, a cesta já estava vazia.
(...)
(Fonte: SOUZA, Flávio de. Que história é essa? 2. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2000)
Explique o significado das palavras ou expressões destacadas, de acordo com o texto:
a) E quando ele chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul e a avó dela, deu de cara com o pai das meninas, que já tinha voltado do trabalho.
b) O lobo, que era tão Lobo Mau quanto o outro, mas também tão esperto quanto a Vó Gorda, quando viu a espingarda, deu um tchauzinho de longe e deu no pé.
c) Mas ela deu uma gargalhada e confessou que tinha ficado com fome no caminho e foi beliscando, beliscando, beliscando e, quando chegou, a cesta já estava vazia.
- Geografia - Fundamental | 2.04 Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
O autor, ainda que tenha uma posição regionalista, chama a atenção para a manutenção do modelo de exploração adotado na América Latina ao longo do tempo. Quando afirma que os países que exploram a América Latina ganham mais consumindo os produtos que nela são produzidos, ele afirma o nosso grau de dependência.
a) Assinale no texto a parte que expõe a continuação das condições de dependência econômica da América Latina em relação aos países mais desenvolvidos e peça uma explicação para tal fato.
b) Apresente duas razões que justificam, na atualidade, a afirmativa do autor.
c) Explique a relação existente entre o protecionismo estadunidense e a dificuldade de descontinuar este ciclo de relação dependente, Estados Unidos e América Latina.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
INGLESA RESPONDE PELO FACEBOOK A MENSAGEM ENCONTRADA EM GARRAFA
Garrafa foi jogada no mar quando dono tinha apenas 14 anos. Inglesa encontrou mensagem em praia ao sul da Inglaterra.
Do G1, em São Paulo, 27/04/2010
Quando tinha 14 anos, o belga Olivier Vandevalle escreveu uma mensagem no seu caderno, colocou-a dentro de uma garrafa e jogou ao mar enquanto navegava com a família no sul da Inglaterra. Após 33 anos, a garrafa é encontrada e o homem, com 47 anos, é encontrado por meio do Facebook.
A inglesa Lorraine Yates encontrou a garrafa com a mensagem em uma praia da cidade de Swanage. Em vez de responder a carta utilizando o endereço escrito nela, a mulher conseguiu encontrar Vandevalle utilizando a rede social.
Ao receber uma mensagem, o belga disse que a primeira reação foi negar que a mensagem na garrafa era dele. “Quando coloquei a garrafa no mar, jamais imaginei onde ela poderia parar”, contou Vandevalle ao jornal britânico Daily Mail. “Eu nem lembrava mais dela, quando uma mulher me envia um e-mail dizendo que havia encontrado minha mensagem. É uma experiência incrível, não consigo nem imaginar por onde a garrafa passou ou se esteve enterrada na areia.”
A mensagem colocada na garrafa há 33 anos dizia que Vandevalle era “um garoto de 14 anos e minha casa é na Bélgica. Estou navegando em um barco de 18 metros de comprimento chamado Tamaris. Enquanto escrevo esta carta, passamos por Portland Bill na costa sul da Inglaterra. Partimos nesta manhã”.
Vandevalle, hoje pai de dois filhos, contou ter ficado surpreso e emocionado com tudo o que aconteceu.
BORGATTO, Ana Trinconi. Língua Portuguesa Projeto Ápis.Editora Ática: São Paulo, 2011
Identifique na notícia duas palavras que iniciam com "L" e duas que terminam com "L".
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir:
Texto I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
Texto II
PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela, 199 x 169 cm Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 dez. 2018.
A carta de Pero Vaz de Caminha é um documento histórico-político que descreve, sob o ponto de vista do colonizador, como os indígenas receberam os portugueses na chegada ao Brasil, enquanto a pintura de Portinari sugere a inquietação dos nativos quando as embarcações portuguesas se aproximavam. Sobre os textos, responda:
- Quais as linguagens empregadas nos textos I e II?
- Identifique no texto I o trecho que sinaliza a opinião do colonizador na carta de Caminha.
- No texto II, identifique e registre os elementos que representam a inquietação dos nativos na chegada dos portugueses ao Brasil.
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais.
(Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33, FTD, 2007).
O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número 4,5 e 8 da cadeia principal, são