(UTFPR) O principal interesse da metrópole portuguesa em relação ao Brasil, no período Colonial, era:
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Nos versos de “Mar Portuguez”, o poeta Fernando Pessoa homenageia seus compatriotas que participaram das viagens dos descobrimentos.
Ó mar salgado,
Quanto do teu sal são lágrimas
de Portugal
A água do mar apresenta diversos sais que lhe conferem a salinidade, pois, em cada quilograma de água do mar, estão dissolvidos, em média, cerca de 35 g de sais.
(spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_101_056_24.pdf Acesso em: 16.08.2013. Adaptado)
Baseando-se na concentração de sais descrita no texto, para a obtenção de 1 kg de sais, a massa de água do mar necessária será, em kg, aproximadamente de
- Língua Portuguesa
Leia o excerto do livro Violência urbana, de Paulo Sérgio Pinheiro e Guilherme Assis de Almeida, para responder à(s) questão(ões) abaixo.
De dia, ande na rua com cuidado, olhos bem abertos. Evite falar com estranhos. À noite, não saia para caminhar, principalmente se estiver sozinho e seu bairro for deserto. Quando estacionar, tranque bem as portas do carro [...]. De madrugada, não pare em sinal vermelho. Se for assaltado, não reaja – entregue tudo.
É provável que você já esteja exausto de ler e ouvir várias dessas recomendações. Faz tempo que a ideia de integrar uma comunidade e sentir-se confiante e seguro por ser parte de um coletivo deixou de ser um sentimento comum aos habitantes das grandes cidades brasileiras. As noções de segurança e de vida comunitária foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo isolamento que o medo impõe. O outro deixa de ser visto como parceiro ou parceira em potencial; o desconhecido é encarado como ameaça. O sentimento de insegurança transforma e desfigura a vida em nossas cidades. De lugares de encontro, troca, comunidade, participação coletiva, as moradias e os espaços públicos transformam-se em palco do horror, do pânico e do medo.
A violência urbana subverte e desvirtua a função das cidades, drena recursos públicos já escassos, ceifa vidas – especialmente as dos jovens e dos mais pobres –, Dilacera famílias, modificando nossas existências dramaticamente para pior. De potenciais cidadãos, passamos a ser consumidores do medo. O que fazer diante desse quadro de insegurança e pânico, denunciado diariamente pelos jornais e alardeado pela mídia eletrônica? Qual tarefa impõe-se aos cidadãos, na democracia e no Estado de direito?(Violência urbana, 2003.)
O trecho “As noções de segurança e de vida comunitária foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo isolamento que o medo impõe.” (2º parágrafo) foi construído na voz passiva. Ao se adaptar tal trecho para a voz ativa, a locução verbal “foram substituídas” assume a seguinte forma:
- Física | A. Escalar
(UNIT) Um veículo com 7,5m de comprimento entra em um túnel com velocidade de 54,0km/h e, depois de cinco segundos, observa-se que o veículo sai do túnel com velocidade de 72,0km/h. A partir dessas informações, é correto afirmar que o comprimento do túnel, em metros, é igual a
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(ESPCEX) Assinale a alternativa cujo vocábulo só pode ser empregado com acento gráfico:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UEFS) Para determinar o volume de um bloco de madeira com base retangular, utilizou-se uma régua cuja escala tinha como menor divisão 1,0 mm. As medidas da largura, do comprimento e da altura do bloco foram determinadas como sendo, respectivamente, iguais a 55,0 mm, 10,00 cm e 2,000 dm.
O volume do bloco, calculado a partir dessas medidas, deve ser escrito corretamente com um número de algarismos significativos igual a