(UTFPR) O principal interesse da metrópole portuguesa em relação ao Brasil, no período Colonial, era:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.9 Linkage
(UFRGS) O esquema a seguir refere-se a uma célula diploide que, durante a meiose, sofrerá permutação entre os genes A e B. Assinale a alternativa que apresenta todos os tipos de gametas normais que podem ser formados por essa célula.
- Geografia | 6.2 Energia
(MACKENZIE) SÃO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) - As hidrelétricas responderam por 77,43 por cento do total de energia produzida no país em julho, mês em que o governo decidiu desligar 34 térmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relação a junho.
Já a geração termelétrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) médios, uma queda de 12,1 por cento em relação a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro.
O governo decidiu desligar 34 usinas a óleo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatórios das hidrelétricas – com exceção do Nordeste – e que o desligamento das usinas faria o sistema elétrico economizar cerca de 1,4 bilhão de reais mensais.
Em agosto, após blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de térmicas.
O país passa agora pelo período seco, quando costuma ocorrer redução dos reservatórios das hidrelétricas – que deve ser recomposto com o começo do período chuvoso a partir de novembro.
O nível dos reservatórios do Nordeste está em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizados na véspera, ante o nível de 46,52 por cento em junho – antes do desligamento da maior parte de térmicas.
No Sudeste/Centro-Oeste, o nível passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para 82,6 por cento. Já no Norte, o nível das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento.
Em julho, após a decisão de desligar as 34 térmicas e antes da notícia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o período seco o uso dos reservatórios das hidrelétricas resultaria em uma depreciação de 8 por cento até novembro.
Agência Reuters
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2005 1ª FASE)
Na figura, ABCD é um quadrado de lado 1, DEB e CEA são arcos de circunferências de raio 1. Logo, a área da região hachurada é
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO II
Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo.
SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010.
Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione as perguntas às respostas.
I. O que foi o Primeiro Reinado?
II. Como foi o processo de desenvolvimento da primeira Constituição do Brasil independente?
III. Dom Pedro I enfrentou vários problemas durante o seu governo, como a Confederação do Equador. O que foi esse movimento?
IV. Como acabou o reinado de Dom Pedro I no Brasil?
( ) Dom Pedro I dissolveu a Assembleia que havia convocado para elaborar a Constituição em 1824, que dava plenos poderes ao imperador.
( ) No dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono em favor de seu fi lho, Pedro de Alcântara, então com cinco anos de idade.
( ) Foi o período em que Dom Pedro I governou o Brasil.
( ) Foi uma revolução que desejava transformar Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba em uma república independente.